Ateu e agnóstico: saiba o que diferencia um do outro

O filósofo Friedrich Nietzsche foi um clássico ateu, enquanto que o ator Charlie Chaplin foi um famoso agnóstico


Ao longo do tempo, o mundo tem ganhado inúmeras doutrinas e bandeiras religiosas que defendem a existência de Deus, isso no caso das religiões cristãs. São variadas as crenças dos segmentos religiosos em relação à figura de um Deus.

Todavia, apesar dessa influência da religião, no Planeta ainda há muitas pessoas que afirmam duvidar da existência de Deus. Em relação indivíduos com esse ideal, têm-se dois grupos: os ateus e os agnósticos.

O filósofo Friedrich Nietzsche é um dos exemplos clássicos de pessoas famosas que se declaravam ateus, enquanto que o ator Charlie Chaplin foi uma das personalidades de destaque em meio aos agnósticos.

Ateu e agnóstico: como diferenciar?

Imagem de homem desafiando o céu

Foto: Depositphotos

Ateu corresponde a uma pessoa que não crê em nenhuma figura de deus. É um indivíduo que nega totalmente que existe um criador. Em contraste a isso, o agnóstico entende que um deus tanto pode como não existir, mas sem que se tenha uma certeza sobre tal.

Significado da expressão

Na nomenclatura “ateu”, o “a” representa um preposto cuja origem é grega e o seu significado corresponde a “não”, enquanto que “Teus” traduz-se como “Deus”. Portanto, a palavra por inteira pode ser entendida como “nega a Deus”. Já o nome “agnóstico”, também de mesma origem, representa o sentido de “desconhecido”.

Assim, um agnóstico é toda e qualquer pessoa que não tem conhecimento sobre Deus. Trata-se de um indivíduo que não nega, entretanto, também não confirma a existência de uma figura divina.

Um indivíduo que se diz agnóstico pode ser integrante do grupo de ateus, neste caso, quando o mesmo se diz incapaz de acreditar e encontrar provas da existência de um deus. E também um agnóstico pode compreender um ser teísta, porém, isso ocorre quando tal desconhece provas da existência de uma figura divina, mas acredita numa possível existência da mesma.


Reportar erro