Atlas geográfico

Atlas: serve para mostrar divisões em uma determinada região, que pode ser dentro ou fora da Terra. Apresentando, entre outros, aspectos geográficos e políticos


Quando o homem quer estudar aspectos geográficos, políticos, históricos e sociais de uma área, ele pode usar um atlas para facilitar suas pesquisas. Essa é a denominação do conjunto de material cartográfico plano, mais conhecido como mapa, que pode ser do planeta Terra ou de uma região específica. E com toda essa tecnologia, existem mapas que explanam outros planetas e corpos espaciais em geral. Podem ser encontrados em livros e em formatos eletrônicos, cabe ao pesquisador ou interessado escolher qual a melhor forma para se realizar o estudo.

Origem do nome atlas

Na mitologia grega, existe um titã de mesmo nome, que foi o responsável por uma batalha entre os demais titãs e os deuses do Olimpo. Essa iniciativa teria deixado Zeus furioso e como castigo colocou Atlas para carregar o mundo nas costas por toda a eternidade.

Essa história explica o porquê da denominação atlas para mapas que representam o mundo. Contudo, esse também era o nome do rei que comandava o império berbere. E foi em sua homenagem, que o cartógrafo flamengo Gerardus Mercator utilizou essa nomenclatura para designar o conjunto de mapas produzido por ele, no século  XVI.

Entretanto, esse não foi o primeiro atlas produzido no mundo. A primeira representação cartográfica que se tem notícia foi elaborado por Ortelius, em 1570.

atlas-geografico

Foto: Reprodução/ Instituto Geográfico Nacional (IGN) de la República Argentina

O atlas de Mercator

Este cartógrafo fez o mapa-múndi mais popular do mundo, mesmo tendo se passado muitos séculos e, apesar também de apresentar alguns erros em seus mapas, como o “achatamento” e o “esticamento” das representações cartográficas, afinal, ele estava transferindo um território esférico em plano. Outros estudiosos aprimoraram o atlas de Mercator, como o  clérigo escocês James Gall, em 1855, e o alemão Arno Peters, no ano de 1973.

Mesmo assim, o trabalho feito por Mercator ficou marcado e é ainda hoje o mais popular entre as cartografias já produzidas.

Função do atlas

Os atlas servem para mostrar divisões em uma determinada região, que pode ser dentro do planeta Terra como também fora dele. Podem ser demonstradas características políticas, religiosas, sociais, ambientais, geopolíticas, econômicas, entre outros aspectos. Ou seja, funciona como uma síntese de assuntos relacionados a uma área a ser estudada.

Tipos de altas

Esses conjuntos de mapas podem ser classificados de acordo com suas características físicas e de conhecimento. Observe:

Extensão

  • Espaciais ou exoterrestres;
  • Universais ou mundiais;
  • Nacionais;
  • Regionais;
  • Distritais;
  • Estaduais;
  • Locais.

Informação

  • Geográfica;
  • Temática.

Suporte

  • Em papel;
  • Eletrônico.

Reportar erro