B-2 Spirit: a aeronave invisível aos radares inimigos

A B-2 é uma aeronave com capacidade de carregar munições convencionais e nucleares e a habilidade de se manter invisível nos radares inimigos. Conheça


O bombardeiro B-2 Spirit, também conhecido como Northrop Grumman B-2 Spirit, é uma aeronave dos Estados Unidos, sendo considerada uma das mais avançadas do mundo. Trata-se de um bombardeiro multifunção que possui a capacidade de carregar munições convencionais e nucleares, e a sua principal característica é a habilidade de se manter invisível aos radares inimigos.

Características do B-2 Spirit

O B-2 Spirit foi fabricado nas instalações da Northrop Grumman em Pico Rivera e Palmdale, na Califórnia, e possui a capacidade de transportar até 40 mil quilos de armas, sejam elas convencionais e/ou nucleares, munições guiadas com precisão, bombas de gravidade e outras. Esta aeronave possui dois compartimentos separados de armas, além de ter uma tecnologia que a permite realizar missões de ataque de até 50 mil pés de altitude. Possui ainda capacidade de transportar toneladas de material bélico convencional e nuclear, além de sua habilidade de voar sob quaisquer condições meteorológicas.

A principal característica desta aeronave é a sua habilidade de se manter invisível aos radares inimigos,  tática que exige superfícies com ângulos bastante específicos e que deixa a mesma com um visual incomum. Devido à sua diferente “asa voadora”, o B-2 Spirit também é considerado um avanço no projeto aeroespacial. Os bordos das asas da aeronave formam um ângulo de 33º, unidas a uma cabine rebaixada, o que lhe confere um formato de “W”.

B-2 Spirit: a aeronave invisível aos radares inimigos

Foto: U.S. Air Force/ by Staff Sgt. Scott H. Spitzer

Embora seja um bombardeiro de longo alcance, a B-2 pode ser abastecida em pleno voo. No entanto, isso pode prejudicar a invisibilidade aos inimigos, pois o compartimento que recebe o combustível gira 180º e devolve à cabine superior a consistência lisa, refletindo, assim, as ondas dos radares inimigos.

A B-2 pode voar para qualquer local do mundo em poucas horas, inclusive, a mais de seis mil milhas náuticas sem reabastecimento, e mais de 10 mil milhas náuticas com apenas um reabastecimento aéreo.

Além das características citadas, esta aeronave americana também é valorizada pela sua altura mínima, que lhe permite invadir as defesas de um inimigo.

Histórico e eficácia da B-2 Spirit

O primeiro tipo bombardeiro B-2 Spirit foi publicamente apresentado no dia 22 de novembro de 1988, em seu hagar na Fábrica 42 da Força Aérea, em Palmdale, Califórnia, nos Estados Unidos. Porém, o primeiro voo ocorreu em 17 de julho de 1989.

A única base operacional para este tipo de aeronave é a Whiteman Air Force Base, em Missouri. Toda a eficácia combativa da B-2 foi demonstrada na Operação Allied Force em Kosovo, no apoio à Operação “Enduring Freedom”, no Afeganistão, e na Operação “Liberdade Iraquiana”.


Reportar erro