Bacia do Parnaíba

A Bacia do rio Parnaíba é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro, formado por um conjunto de recursos hídricos que se dirigem…


A Bacia do rio Parnaíba é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro, formado por um conjunto de recursos hídricos que se dirigem para a área banhada pelo rio Parnaíba e seus afluentes. O Rio Parnaíba é o principal desta bacia, com aproximadamente 1.400 km de extensão. Tal bacia abrange quase totalmente o estado do Piauí, trechos dos estados do Maranhão e Ceará, no total de 344.112 km².

Bacia do Parnaíba

Foto: Reprodução

As características da Bacia do Parnaíba

O bioma predominante na bacia é a Caatinga, no entanto, esta é uma região de transição entre a Caatinga, Floresta Tropical e termina na área de Vegetação Litorânea.

A principal área habitada da Bacia do Parnaíba é a cidade de Teresina, capital do estado do Piauí. A região caracteriza-se por um problema de índices críticos de abastecimento de água, rede de saneamento básico e tratamento de esgoto. Inclusive, este problema de escassez de água é geralmente apontado como fator principal do baixo desenvolvimento econômico e social da área da bacia.

Mesmo com os períodos de escassez, a Bacia do Parnaíba é considerada uma das três maiores bacias sedimentares do nosso país, ao lado da Bacia do Paraná e da Bacia do Amazonas. A Bacia do Parnaíba possui mais de três mil quilômetros de rios perenes – aqueles que não secam em tempos de altas temperaturas –, muitas lagoas e metade da água do subsolo do Nordeste do Brasil.

O Rio Parnaíba

O principal rio da bacia é apelidado de “Velho Monge”, tem a sua nascente na Chapada das Mangabeiras na confluência de três outros rios: Água Quente (na divisa dos estados do Maranhão e Piauí), Curriola e Lontra. Os seus afluentes principais são o Rio Poti, Gurgueia, Canindé, Uruçuí-Preto, Longá (localizados no estado do Piauí) e das Balsas (este encontra-se no estado do Maranhão).

Os seus três principais cursos são: Alto, Médio e Baixo Parnaíba. Na altura da cidade de Guadalupe, no Piauí, está localizada a barragem de Boa Esperança.

Antes de chegar ao Oceano Atlântico, o rio Parnaíba forma um amplo e recortado delta, que é o único em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo em extensão.


Reportar erro