Descubra o significado da bandeira de Portugal

A bandeira de Portugal tem duas cores, à esquerda o verde e à direita o vermelho. Há também uma esfera armilar e o escudo português no meio da divisão


Portugal é um país que possui um histórico de descobertas e de dominação de territórios. O Brasil, por exemplo, já foi colônia dos portugueses por mais 300 anos. Nas navegações obteve grande destaque, pois no período em que os mares eram misteriosos o país resolveu se arriscar em mais explorações de áreas. O passado de Portugal se funde com lutas, conquistas e vigor.

A forma como o governo de Portugal encontrou para eternizar o passado e os elementos do país, foi criando uma bandeira que representasse através de cores e símbolos esses aspectos. Adotado em 19 de junho de 1911, o estandarte de Portugal é reconhecido por três nomes distintos: Bandeira Verde-Rubra, Bandeira de Quincas e Bandeira Nacional.

Significado das cores e dos elementos da bandeira da república portuguesa

Imagem da bandeira de Portugal

Foto: Pixabay

Constituída por duas cores divididas na vertical, a bandeira de Portugal tem à esquerda a cor verde, compreendendo um espaço de 40% da área total do estandarte. Enquanto que à direita tem-se o vermelho, ocupando 60% do espaço. Na divisão dessas cores há uma esfera armilar sobreposta e o escudo português se encontra por cima desse brasão. Além das cores já mencionadas, pode-se encontrar nos símbolos amarelo, branco, azul e preto.

Frente a isso, cada cor ou símbolo possui uma representatividade que faz uma referência direta com o histórico da nação. O vermelho, por exemplo, presente na maior parte da bandeira indica o combate e características, como a de virilidade, alegria e virtuosidade do povo português. Já o verde, que não fazia parte do contexto de historicidade de Portugal, passou a ser visto como uma cor decisiva na revolta de 31 de janeiro de 1891, a qual tinha por objetivo implantar um governo republicano naquele país. Além disso, faz referência a esperança, um sentimento bem pontuado nessa luta à favor da república.

A esfera armilar amarela representa os desafios marítimos que Portugal enfrentou com eficácia, faz uma referência a esse período de extrema glória para os portugueses. A bandeira conta também com o escudo do país, o símbolo máximo da “afirmação social e política da lusa nacionalidade”, como é retratada no site oficial do governo português.

Dia da Bandeira em Portugal

Assim como em vários países, Portugal também tem um dia no ano o qual é dedicado à bandeira. No território português, a comemoração em nome do estandarte acontece no dia 1 de dezembro quando foi comemorada em frente à Câmara Municipal de Lisboa, a Festa da Bandeira.


Reportar erro