Biofísica

Entenda o que é, o que estuda e qual a importância da biofísica para a nossa vida e como está presente na rotina


Você sabe como é que a sua visão funciona? E a audição? Se você já passou pelas disciplinas de física, pode ser que já tenha visto sobre a ótica, por exemplo. Isso e muitas outras coisas são estudadas pela área da biofísica. Mas o que é essa ciência?

O que é biofísica?

Chamamos de biofísica a ciência interdisciplinar que faz uso das teorias da física, assim como seus métodos, para resolver as questões da biologia.  É uma forma de enxergar o ser vivo que ocupa lugar no espaço e transforma energia e, portanto, consequentemente, existe em um meio que interage com ele.

Essa ferramenta amplia de forma significativa a visão da ciência como um leque de explicações em torno do funcionamento dos seres vivos associando duas áreas que parecem ser distintas. A fundamentação dos vários fenômenos biológicos é feita por meio de aspectos elétricos, gravitacionais, magnéticos e até mesmo nucleares, de forma que a física é bastante útil para este fim.

Biofísica

Imagem: Reprodução/ internet

Características

A ciência não orbita suas disciplinas de forma diferente, mas sim como um conjunto interdisciplinar: física, química e biologia, por exemplo, trabalham unidas para o bem de áreas como a medicina, biomedicina, educação física e fisioterapia, por exemplo.

A área de atuação, portanto, é bastante ampla, de forma que o estudante pode analisar e compreender diversos fenômenos que são parte do corpo humano e também fazem parte dos ciclos vitais.

Apesar de parecer estranho pensar em fenômenos como a eletricidade, a mecânica e o eletromagnetismo, por exemplo, fazendo parte do nosso corpo, eles estão presentes na composição de diversos fenômenos biológicos.

A biomecânica também é algo que auxilia bastante a biologia, pois visa estudar e tratar aspectos cinemáticos do movimento humano, ajudando a lidar com a movimentação das pessoas.

Exemplo e importância

Na física, por exemplo, estudamos a óptica, que abrange o funcionamento do olho no foco dos objetos, assim como na produção das imagens nítidas, e até mesmo os casos de anomalias, quando existirem.

Existe também o estudo da acústica, que trabalha com a propagação sonora em meios elásticos e a sua recepção, não apenas por humanos, mas também por animais. Foi justamente isso que possibilitou o desenvolvimento de soluções para o problema.

Com esses exemplos, podemos entender melhor a importância da biofísica para nós: com isso podemos entender os problemas e descobrir formas de resolver com a ajuda de acessórios, como os óculos e lentes, no caso da visão, e aparelhos de audição, no caso de alguma deficiência auditiva.


Reportar erro