Biografia: conheça um pouco da história de Hillary Clinton

Hillary Clinton é candidata a presidência dos EUA. Ela já foi primeira dama do país e a primeira mulher senadora de NY


Esse ano acontecerá mais uma eleição presidencial nos Estados Unidos. Uma forte candidata é a advogada e política Hillary Clinton. Ela já foi primeira dama do país e também a primeira mulher a ocupar um cargo no senado em Nova Iorque.

Biografia de Hillary Clinton

Hillary Diane Rodham Clinton nasceu em 26 de outubro de 1947 e é filha da dona de casa Dorothy Emma Howell e do industrial Hugh Ellsworth Rodham.

Biografia: conheça um pouco da história de Hillary Clinton

Foto: depositphotos

Nasceu no estado de Illinois e formou-se em ciências políticas em 1969, pela Wellesley Collage, época onde demonstrou seu interesse pela política e militou junto ao Partido Republicano.

Entretanto em 1960, suas posições foram contrárias a respeito dos direitos civis e da guerra do Vietnã, fazendo com que se aproximasse dos democratas.

Em 1973, recebeu o grau de Juris Doctor pela Faculdade de Direito de Yale. Em 1975, mudou-se para Arkansas e casou-se com o ex-presidente americano Bill Clinton. Sem abandonar a advocacia, co-fundou a associação Advogados em Defesa das Crianças e Famílias do Arkansas.

Entre 1988 e 1992, Hillary foi eleita uma das 100 advogadas mais influentes dos Estados Unidos.

Hilary foi a primeira dama do estado do Arkansas de 1979 a 1981 e de 1983 a 1992. Seu trabalho de mais destaque foi  voltado para o bem-estar da infância, onde criou o Programa de Seguro de Saúde para Crianças e da Lei da Adoção, já como primeira-dama dos EUA (entre 1993 e 2001).

Em 2000, Hillary mudou-se para Nova Iorque e foi eleita a primeira senadora nova-iorquina e primeira dama a ocupar um cargo político eletivo.

Inicialmente, ela apoiou o ex presidente George W. Bush nas questões da guerra do Iraque, mas logo depois mudou seu posicionamento e fez oposição ao então presidente, Bush.

Em 2006, foi reeleita ao senado e desde então demonstrava interesse em ser a primeira mulher a se candidatar à presidência americana.

Foi quando em junho de 2008 foi indicada pelo seu partido a concorrer contra o atual presidente Barack Obama, onde perdeu a disputa.

Em 2016, Hillary tentará a candidatura mais uma vez. Ela foi escolhida pelo Partido Democrata e tem como uma das suas principais marcas de campanha a luta pelo apoderamento da mulher.

Bem como aos assuntos do bem estar infantil, saúde pública, dos militares e suas famílias, direitos humanos e é uma grande simpatizante do movimento LGBT.

Derrota eleitoral

Em eleição disputada no dia 8 de novembro de 2016 contra o candidato Donald Trump, do Partido Republicano, Hillary viu seu adversário tornar-se o 45º presidente dos Estados Unidos. Ele superou a democrata no número de colégios eleitorais. De um total de 538, Trump saiu vitorioso em 290, enquanto que Hillary em 232. O necessário para se tornar presidente era vencer em 270 colégios.

Atualizada em 10/11/2016


Reportar erro