Biografia de Albert Einstein

Albert Einstein nasceu na cidade de Ulm, na Alemanha, no dia 14 de março de 1879. Em seus primeiros anos escolares, Einstein aprendia vagarosamente…


Albert Einstein nasceu na cidade de Ulm, na Alemanha, no dia 14 de março de 1879. Em seus primeiros anos escolares, Einstein aprendia vagarosamente e não se destacava em nenhum aspecto. Aos dez anos de idade, Albert ingressou no Luitpold Gymnasium, instituição de ensino onde se interessou bastante por geometria e álgebra. Aos 21 anos, no ano de 1900, Einstein graduou-se em Física, no Instituto Politécnico de Zurich, com notas bem elevadas.

Biografia de Albert Einstein

Foto: Reprodução

A investigação do estado do éter em campo magnético

Em 1901, escreveu o seu primeiro artigo científico, intitulado “A investigação do estado do éter em campo magnético”. No mês de fevereiro deste mesmo ano, recebeu a naturalização suíça. Em janeiro de 1903, Einstein casou-se com Mileva Maric. No ano de 1905, Albert Einstein publicou em um dos mais antigos e conhecidos periódicos sobre Física, o “Annalen der Physik”. Os trabalhos tratavam de temas como a eletrodinâmica, dimensões moleculares, o fenômeno fotoelétrico, a equivalência entre a massa inerte e a energia, além dos primeiros esboços da Teoria da Relatividade, estudos que se tornariam fundamentais para a Física Moderna. O talento do físico foi reconhecido após a publicação desses artigos.

Universidade de Zurich

Em 1909, aos 30 anos de idade, Einstein tornou-se professor da Universidade de Zurich e, no ano seguinte, começou a lecionar na Universidade de Praga. Em 1912, ocupou a cadeira de Física na Escola Politécnica Federal da Suíça.

No ano de 1914, foi nomeado professor da Academia Prussiana de Ciências e diretor do Kaiser Wihelm Institut. Em 1915, completou e enunciou o seu trabalho sobre a Teoria Geral da Relatividade e, no ano de 1921, Albert Einstein recebeu o Prêmio Nobel de Física.

Princeton

Em 1932, por causa do nazismo que estava para controlar toda a Alemanha, Einstein se viu obrigado a deixar Berlim, renunciou aos seus cargos e partiu para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde ingressou no Instituto de Estudos Avançados de Princeton. O físico recebeu a cidadania norte-americana no ano de 1940. Em 1945, Einstein encerrou a sua carreira nas universidades, passando a ocupar o seu tempo colaborando com revistas científicas e tocando o seu violino.

Albert Einstein foi recebido no Brasil pelo então presidente Artur Bernardes, tendo realizado conferências e feito visitas a universidades e institutos de pesquisas. O físico Albert Einstein faleceu de aneurisma no dia 18 de abril de 1955, em Princeton.

O trabalho de Einstein

Albert Einstein foi um dos maiores gênios da humanidade, tendo desenvolvido a Teoria da Relatividade, estabelecido a relação entre massa e energia e formulado a equação mais famosa do mundo: E=mc².


Reportar erro