Biografia de Barack Obama

Nascido em Honolulu, no Havaí, em 4 de agosto de 1961, Barack Obama é filho de Ann Dunham e Barack Obama, que se divorciaram…


Nascido em Honolulu, no Havaí, em 4 de agosto de 1961, Barack Obama é filho de Ann Dunham e Barack Obama, que se divorciaram quando ele tinha apenas dois anos. Em decorrência de pesquisas realizadas por sua mãe em Antropologia, mãe e filho se mudam para a Indonésia, onde entre os 6 e 8 anos, Obama estudou em uma escola tradicional muçulmana. Em seguida voltou para Honolulu para morar com seus avós maternos. Em Los Angeles, ingressou no Occidental College, que era um colégio preparatório, o que possibilitou que, em Nova Yorque, começasse a estudar na Universidade de Columbia onde formou-se Bacharel em Ciências Políticas. Em seguida iniciou seus estudos em Harvard. Em 1988 é escolhido para ser o editor da revista Harvard Law Review, sendo o primeiro negro a ocupar essa posição. Formou-se em Direito no ano de 1991.

Biografia de Barack Obama

Foto: Reprodução

Atuou como professor de Direito Constitucional da Escola de Chicago por 12 anos, além de atuar em organizações sociais e fundar a Public Allies e a Fundação Woods of the Chicago, organizações sem fins lucrativos. Conheceu sua esposa em uma firma de advogados em Chicago, onde trabalhou durante um período. Michelle Robbinson e Barack Obama casaram-se em 1992, e tiveram duas filhas, Mahalia, nascida em 1999, e Natasha, em 2001.

O ingresso na política

No ano de 1996, Barack Obama foi eleito como senador no estado de Illinois, iniciando sua carreira política. Em seguida, em 2004, foi eleito senador dos Estados Unidos. Em 10 de fevereiro de 2007, Barack Obama iniciou sua campanha para presidência dos Estados Unidos.

Competiu contra Hillary Clinton e John Edwards, e ganhou no ano de 2008 na primeira eleição. Na segunda, Hillary ganha e, após muitos meses de disputa ele vence. Eleito para presidência dos Estados Unidos em novembro de 2008, Barack Obama foi o primeiro negro a conquistar o cargo no país. Sua eleição foi em disputa contra John McCain, onde recebeu 69,4 milhões de votos. No ano de 2012, o presidente Barack Obama foi reeleito com 61 milhões de votos, com uma diferença de 3 milhões diante dos votos recebidos pelo adversário Mitt Romney.

Primeiro mandato

Em seu primeiro mandato, Barack Obama encontrou um cenário de crise na economia norte-americana, cujas proporções não eram dimensionadas. Considerado por seus simpatizantes como um presidente estimulante e cheio de carisma, Barack Obama é acusado por seus adversários de ser um orador eloquente e que tende ao socialismo.

Como se falava muito da inexperiência do presidente quanto às questões internacionais preocupantes, como o papel do país no Iraque, foi escolhido um vice-presidente que pudesse lhe dar suporte, Jow Biden.

Segundo mandato

Em seu segundo mandato, Barack Obama encontrou mais dificuldades para se eleger, tendo uma diferença de apenas 2% a mais nos votos. Ainda na luta para recuperar a economia dos Estados Unidos, onde a população investe sua confiança para a prosperidade e recuperação do país.

 

(Atualizado em 13/11/15)


Reportar erro