Biografia de Cristóvão Colombo

A biografia de Cristóvão Colombo, o homem que descobriu a América e entrou para a história, mas morreu ainda achando que havia chegado às Índias


A importância de Cristóvão

Acredita-se que Cristóvão Colombo nasceu no ano de 1451, mas não se sabe o dia exato ou sequer se ele é genovês ou português. Foi um cartógrafo e navegador que acabou se tornando muito importante para a história, principalmente da América: Cristóvão carrega o “título” de primeiro europeu a chegar às Américas (fato que ocorreu em 12 de Outubro de 1492), liderando uma frota de navios sob as ordens dos reis católicos da Espanha. Seu nome inspirou os nomes de um país (Colômbia) e mais duas regiões da América do Norte.

Biografia de Cristóvão Colombo

Confira a história e biografia de Cristóvão Colombo, o primeiro homem europeu a pisar nas Américas! | Imagem: Reprodução

A falta de informações

Apesar de tão conhecido e importante para a história, muitas incertezas sobre sua vida ainda existem. Seu segundo filho, Fernando Colombo, tentava ocultar algumas passagens da vida de seu pai que considerava pouco honrosas e sempre procurou realçar a figura dele para aqueles que o criticavam.

O que se sabe sobre o começo de sua vida, por exemplo, é: que frequentou o colégio, aprendeu a ler e escrever em pouco tempo e que suas preferências eram Geografia e Astronomia. Mesmo começando a seguir o ofício de tecelão, Cristóvão já se interessava pela navegação, pois compreendia sua importância. Aos 14 anos, foi em sua primeira viagem marítima e aos 20 anos, aproximadamente, já havia se tornado o comandante das embarcações.

Principais eventos na Biografia de Cristóvão Colombo

  • 1470 a 1476: Colombo conheceu as mais importantes rotas comerciais do Mediterrâneo, onde trabalhou como corsário e por fim, estabeleceu-se em Lisboa, onde permaneceu por 10 anos. Muitas informações sobre esse período de sua vida foram perdidas ou sequer reveladas.
  • 1477 a 1478: viajou para Inglaterra e Islândia, e com carregamento de açúcar, passou pelo percurso entre Lisboa e Ilha da Madeira várias vezes.
  • 1480 a 1484: casou-se com a portuguesa Felipa Moniz, em Lisboa. Com quem teve um filho, chamado Diego. Porém, sua esposa morreu logo. Durante esse período ele também descobriu o “Mapa da Tascanelli”, que na verdade era uma carta, onde estava escrito uma possibilidade de chegar à China seguindo a direção do Ocidente, mas era preciso encarar um oceano ainda desconhecido por eles. Baseado nessa carta, Colombo fez cálculos e planejou uma rota, porém, ao apresentar o tal plano para Portugal, foi rejeitado.
  • 1484 a 1485: após ter seu plano rejeitado por Portugal, ele decidiu ir para a Espanha, onde não lhe recusaram, mas também não lhe deram uma resposta definitiva. Passando por dificuldades financeiras, estava decidido a ir embora, mas a rainha resolve apoiá-lo para que não saia da Espanha.
  • 1488: Nasce seu segundo filho, Fernando, fruto de uma aventura.
  • 1492: é assinado o acordo entre Colombo e os Reis Católicos, garantindo sua expedição. Sua expedição foi custeada pela coroa espanhola e banqueiros.
  • 3 de agosto de 1492: partiu com sua expedição, que encontraram várias ilhas.
  • 1504: Após várias viagens, ele retorna a Espanha e não é bem recebido pelos reis. Morreu logo e sem ter recebido o que lhe era de direito.

Reportar erro