Biografia de Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe foi um contista, poeta, editor e crítico literário americano, nascido no dia 19 de janeiro de 1809, na cidade de Boston.…


Edgar Allan Poe foi um contista, poeta, editor e crítico literário americano, nascido no dia 19 de janeiro de 1809, na cidade de Boston. Segundo filho de David Poe e Elizabeth Arnold, ambos atores, Poe fez parte do movimento romântico americano, sendo conhecido pelas histórias que envolvem o macabro, o fantástico e o misterioso.

Biografia de Edgar Allan Poe

Foto: Reprodução

Edgar Allan Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos, sendo considerado o criador do gênero ficção policial, além de receber créditos por contribuir ao gênero de ficção científica. Os pais de Poe faleceram quando ele ainda era uma criança, e foi adotado por John Allan e Frances Kelling Allan, um casal de Richmond, Virgínia.

O escritor frequentou a escola primária em Baltimore, depois estudou na Inglaterra e, em seguida, na Universidade de Virgínia (EUA), por apenas um semestre. Após abandonar a universidade, Edgar Allan Poe dedicou-se à carreira militar, sendo admitido na célebre Academia de West Point. No entanto, não se adaptou à disciplina militar e foi expulso poucos meses depois.

Carreira

A sua carreira começou com a publicação de uma coleção anônima de poemas, intitulada “Tamerlane and Other Poems”, em 1827. Após isso, o escritor passou os próximos anos trabalhando para jornais e revistas, ficando conhecido pelo seu estilo próprio de crítica literária. Devido ao seu trabalho, mudou-se para diversas cidades, incluindo Filadélfia, Nova York e Baltimore. No ano de 1835, em Baltimore, casou-se com Virginia Clemm, uma prima bastante jovem. Pouco tempo depois, Poe perdeu o emprego, passou por dificuldades financeiras, a sua esposa adoeceu e veio a falecer.

Após a morte da esposa, Edgar Allan Poe passou a beber cada vez mais e já sofria os primeiros ataques de delirium tremens. O escritor faleceu na madrugada do dia 07 de outubro de 1849, aos 40 anos de idade. A causa de sua morte é desconhecida, tendo sido atribuída ao álcool, congestão cerebral, drogas, tuberculose, doenças do coração, dentre outras causas.

As principais obras de Poe

Hoje, Edgar Allan Poe é um escritor bastante cultuado e estudado em todo o Ocidente. Entre as suas obras, podemos destacar as seguintes:

Contos

– O Gato Preto;
– O Coração Delator;
– A Queda da casa de Usher;
– Berenice;
– O Barril de Amontillado;
– William Wilson;
– Os Crimes da Rua Morgue;
– O Retrato Oval.

Poemas

– O Corvo e outros poemas (1845);
– Para Helena;
– Annabel Lee.


Reportar erro