Biografia de Edir Macedo

O bispo coleciona histórias da família, avanços da Igreja Universal, expansão do grupo televisivo, polêmicas e livros publicados


Edir Macedo Bezerra é o quarto filho do casal Henrique Bezerra e Eugênia de Macedo Bezerra. Nascido em 18 de fevereiro de 1945, Edir é carioca, natural da cidade de Rio das Flores.

Atualmente, ele é bispo evangélico no templo que fundou, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). É também escritor, televangelista e empresário, proprietário do Grupo Record, emissora de televisão do Brasil.

Ao longo de sua trajetória, o bispo Macedo coleciona histórias da família que constituiu com Ester Eunice Rangel, avanços da Igreja Universal, expansão do grupo televisivo, polêmicas envolvendo a sua liderança da igreja e livros publicados.

biografia-de-edir-macedo

Foto: reprodução/Wikipedia

Casamento e a construção da família

Em 1971, Edir Macedo conheceu a jovem Ester. Em oito meses, o casal namorou, noivou e casou. Em 18 de dezembro, eles se uniram perante a Igreja Nova Vida, de Bonsucesso, no Rio de Janeiro. Da união nasceram duas filhas, Cristiane e Viviane. Mais tarde, Edir e Ester foram surpreendidos por uma mulher que lhes entregou uma criança de 14 dias. O pequeno viria a ser o filho adotivo do casal, o qual recebeu o nome de Moyses.

A criação da Igreja Universal e sua expansão

Edir Macedo trabalhava como funcionário público, mas o nascimento de sua segunda filha, Viviane, mudara o seu destino. A filha caçula nascera com lábio leporino e palato fendido, que a fez ter uma aparência diferente. De acordo com o site da Universal, ela nasceu “magrinha, com olheiras e o rosto deformado”.

“Ester tentava limpar o rosto encharcado de tantas lágrimas. Chorei também. Mas elevei meu pensamento para Deus. Meu corpo estava possuído por uma fortaleza inexplicável. Minha dor me transportou direto para o trono de Deus. Decidi orar. Mas não foi uma oração comum. Fechei as mãos e, com raiva, esmurrei a cama inúmeras vezes”, conta o bispo para o site oficial da igreja e completa, “ali foi gerada a Igreja Universal do Reino de Deus”.

E assim foi, em 1977 abriu a  primeira Universal. Ao longo dos anos, a Igreja Universal foi ganhando mais adeptos. Atualmente, são mais de 8 milhões de fieis em todo o mundo. Além disso, existem unidades da filial em aproximadamente 200 países, entre eles estão Estados Unidos, Argentina, Portugal etc.

Aquisição de meios de comunicação

O Grupo Record passou a pertencer ao bispo Edir Macedo em 1989, quando a emissora estava sendo administrada com muitas dívidas. Mas, antes de adquirir este meio de comunicação, o empresário já tinha feito acordo com o proprietário da Rádio Copacabana, em 1984. Sendo que esta era uma das mais populares rádios de AM do Rio de Janeiro naquela época.

Polêmicas e livros escritos do bispo

Acusado de charlatanismo, curandeirismo e estelionato, o bispo Macedo foi preso e passou 11 dias na cadeia. Os crimes estavam relacionados ao sua posição como líder dentro da Igreja Universal. Além deste caso, o pastor também se envolveu em polêmicas a respeito da última obra da instituição religiosa, o Templo de Salomão.

No dia 31 de julho de 2014 o templo foi inaugurado, tornando-se o maior do Brasil. São 35 mil metros quadrados de espaço, tendo capacidade para acomodar 10 mil pessoas. A polêmica fica a cargo do valor pago para erguer o templo, sendo necessários R$ 680 milhões, um valor que é seis vezes maior do que a construção de um hospital e 378 vezes maior que a edificação de uma escola infantil.

Outra polêmica do pastor refere-se ao livro “Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?”, esta obra fala sobre as religiões afro-brasileiras. O livro que foi traduzido para o inglês e espanhol, chegou a ser censurado pelo conteúdo colocado pelo bispo. Mas, além deste, Macedo escreveu outros livros como os três volumes “Nada a Perder”; “Somos Todos Filhos de Deus?”; “Aliança com Deus”; “Estudo do Apocalipse” etc.


Reportar erro