Biografia de João Doria Júnior

Filiado ao PSDB desde 2001, João Doria Jr. foi o escolhido para concorrer a eleição municipal de São Paulo, em 2016, vencendo Fernando Haddad no 1° turno


No dia 16 de dezembro de 1957 nasce, na capital paulista, o filho de João Doria e de Maria Sylvia Vieira de Morais Dias Doria, o João Agripino da Costa Doria Junior.

Mais conhecido como João Doria Jr., ele teve sua infância dividida entre França e Brasil, mas aos 13 anos já estava trabalhando em empresas brasileiras.

Hoje, com 56 anos divide seu tempo em diversas atividades, como empresário, jornalista e publicitário. Mas, agora acumula outra tarefa ao se tornar prefeito da cidade de São Paulo pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Infância de João Doria Júnior

biografia-de-joao-doria-junior

Foto: reprodução/site agenciabrasil

O pai de João Doria elegeu-se deputado federal, mas teve seu mandando cassado em 1964, devido ao Golpe Militar. Com isso, Doria ainda pequeno foi enviado à França junto com toda a sua família que acompanhava o patriarca exilado pelo militares.

Após dois anos, o núcleo familiar dele não conseguia se manter em um país estrangeiro, foi então que João Doria Jr. voltou para o Brasil junto à mãe e o irmão mais novo, deixando o pai ainda em exílio.

Já em solos brasileiros Maria Sylvia abriu uma empresa dentro de casa que fabricava fraldas, mas o dinheiro arrecadado não era suficiente para oferecer boas condições de vida aos filhos. A partir disso, João saiu em busca do primeiro emprego e conseguiu estagiar na Agência Standard, em 1970.

O filho mais velho dividia-se então entre o trabalho durante o dia e os estudos à noite. Foi desta maneira que graduou Comunicação Social na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), uma faculdade particular de São Paulo.

A carreira profissional

Em 1983, já formado, foi secretário de Turismo, presidente da Paulistur, e ao mesmo tempo que fundou também foi o vice-presidente do São Paulo Convention & Visitor Bureau. Já em 1984, foi um dos organizadores da “Diretas Já”. Além disso, foi presidente da EMBRATUR e do Conselho Nacional de Turismo, de 1986 a 1988.

Longe dos cargos públicos, João Doria também trabalhou em emissoras de rádio e TV como apresentador. Assim, comandou “Business” da rádio CBN (1991-1992), depois levou o programa para a Rede Manchete (1992), esteve a frente do “Show Business” na Rede Tv (1999-2008) e na Rede Bandeirantes (2008-2016). Por fim, apresentou o programa “Face a Face” na Band News Tv (2015-2016).

Doria casou com a artista plástica Carlina Doria, com quem teve três filhos, João Doria Neto, Felipe e Carolina. Entre a família e a TV, o empresário investiu em projetos pessoais, como o Líderes Empresariais (Lide), associação que une 1700 empresas nacionais e multinacionais responsáveis por 50% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB); e o Grupo Doria, grupo de comunicação detentor de seis organizações distintas.

João Doria Jr.  político

Filiado ao PSDB desde 2001, João Doria Jr. foi o escolhido para concorrer a eleição municipal de São Paulo, em 2016, a qual derrotou o candidato a reeleição Fernando Haddad ainda no primeiro turno com 53% dos votos válidos. Com a vida empresarial bem sucedida, Doria aposta que vai conseguir transformar a capital paulista.


Reportar erro