Biografia de Napoleão Bonaparte

Napoleão e sua biografia com muitas vitórias, lutando na Revolução Francesa e tornando-se um importante fator da história da França


Infância e juventude

Napoleão Bonaparte nasceu no dia 15 de agosto de 1769 em Ajaccio, Córsega, no Reino da França. Foi o segundo dos oito filhos de Carlo Maria Bonaparte e Maria Letícia Ramolino, uma família descendente da pequena nobreza da Itália. Seu passado, diante de um pai que era representante de Córsega na corte de Luís XVI e uma mãe que o criou com pulso firme, permitiu que Napoleão recebesse uma educação acima da média da época e da região. Na escola, mostrou-se muito familiarizado com matemática, história e geografia. Em 1784, entrou para a Escola Militar de Paris, onde acabou estudando para se tornar oficial de artilharia, apesar de antes já ter demonstrado interesse em formação naval. Teve que terminar o curso de dois anos em um, pois a morte do seu pai reduziu sua renda.

A carreira de Napoleão

Biografia de Napoleão Bonaparte

Imagem: Reprodução

  • Foi nomeado tenente em 1785 e viu sua oportunidade de se destacar durante a Revolução Francesa, que “estourou” em 1789.
  • Na Revolução Francesa, uniu-se aos jacobinos, foi tenente da recém-criada guarda nacional e revelou-se um dos principais estrategistas do novo sistema de guerra de massa. Foi promovido a general em 1793 – era o mais jovem general do exército francês.
  • Bonaparte, em 1796, deixou Paris – dois dias depois do seu casamento com Joséphine de Beauharnais – para assumir o comando do exército francês na Península Itálica e o liderou em uma invasão bem-sucedida.
  • Tornou-se cada vez mais influente na política da França: fundou dois jornais, para as tropas de seu exército e para a circulação nacional.
  • Em 1799, Napoleão liderou um golpe de estado, instalando um consulado e elegendo-se cônsul-geral, apoiado em um plebiscito popular. Promulgou uma Constituição de aparência democrática e organizou o governo, a administração, a polícia, a magistratura e as finanças, etc. O Código Civil Napoleônico, criado por ele, é utilizado até os dias de hoje.
  • No ano de 1804, é coroado imperador. Venceu a Áustria, Rússia e Prússia, tonando-se senhor de um extenso império, podendo ser comparado em tamanho somente ao extinto Império Romano.
  • Sua carreira só é ameaçada quando tenta rivalizar com a força marítima da Inglaterra, que na Batalha de Trafalgar, começa a derrubar o imperador Napoleão.
  • Foi mandado para exílio na ilha de Elba, mas um ano depois escapa e com a ajuda da população, retoma o poder no chamado “Governo dos 100 dias”, que só durou até as nações europeias decidirem combate-lo, na Batalha de Waterloo, na Bélgica.
  • Após a Batalha de Waterloo, Napoleão Bonaparte é derrotado definitivamente e mandado para mais um exílio, dessa vez na ilha atlântica de Santa Helena, em 15 de outubro de 1815.
  • Morreu em 5 de maio de 1821, em seu exílio. Porém, a causa de sua morte ainda gera muitas discussões, pois não se sabe ao certo o que aconteceu.

Reportar erro