Biografia de R.R. Soares

Ele ganhou fama no Brasil ao se tornar um dos televangelistas mais populares na mídia e fundar a segunda maior igreja neopentecostal do país


Mais conhecido por missionário R.R. Soares, Romildo Ribeiro Soares nasceu na cidade de Muniz Freire, em 6 de dezembro de 1947. Ele ganhou fama no Brasil ao se tornar um dos televangelistas mais populares na mídia e ao fundar a segunda maior igreja neopentecostal do país, a Igreja Internacional da Graça de Deus.

Seu pais era pobres, sendo eles pedreiro e dona de casa. Ambos católicos, viram seu filho de apenas seis anos trilhar o caminho da avó, ao participar de um culto na Igreja Presbiteriana.

Dez anos mais tarde, ele se mudou para o estado vizinho do Rio de Janeiro para morar na casa de um tio. Na cidade carioca foi onde arrumou o primeiro emprego. A partir daí trabalharia como engraxate, sapateiro, vendedor de roupas e operador no cinema.

biografia-de-r-r-soares

Foto: reprodução/GGN

Com 20 anos de idade, ele recebeu um convite para cursar medicina na Europa e decidiu-se formar-se em Direito, na Universidade Gama Filho. Atrelado a isso, ele tornou-se pastor também.

Ingresso na profissão de pastor

Neste período conheceu alguns amigos religiosos que formariam com ele a igreja A Cruzada do Caminho Eterno, em 1975. Essa parceria levou ele e mais dois amigos, Roberto Augusto Lopes e Edir Macedo, a deixarem o ministério fundado anteriormente, e criarem a igreja Universal do Reino de Deus, onde começou a pregar na televisão por meio da TV Tupi.

Cinco anos depois, o missionário não conseguiu se adaptar à forma como Edir Macedo conduzia a Universal e fundou a sua própria igreja, a Internacional da Graça de Deus.

Atualmente, ele soma 39 anos de presença constante na televisão, mas já expandiu a sua atuação com a aquisição de rádios, tv fechada, gravadora, editora, sites, entre outros veículos de comunicação. Toda essa visibilidade já rendeu a fundação de 3.300 igrejas no Brasil e outras 1.700 espalhadas em 172 países.

Por duas vezes consecutivas, o homem midiático tentou também se deputado federal, mas não alcançou o sucesso. Na vida pessoa, R.R. Soares casou-se com a irmã de Edir Macedo, Maria Magdalena Bezerra.

De pastor a homem midiático

Segundo o missionário, ao ver pela primeira vez uma televisão na sua infância, o mesmo pensou que ela seria um ótimo instrumento para falar de Deus. E assim, que teve oportunidade em 1977, ele assumiu um programa exclusivo de evangelização. Assim nasceu várias iniciativas de comunicação, inclusive o Programa Show da Fé que ocupa o horário nobre de canais de televisão abertos, como Band e Rede TV.


Reportar erro