Biografia de Valdemiro Santiago

O líder religioso é responsável pela fundação da Igreja Mundial do Poder de Deus, além de aparecer como autor de vários livros de temática religiosa


Valdemiro Santiago de Oliveira é natural de Cisneiros, distrito de Palma, na Zona da Mata de Minas Gerais. Estudou até o quinto ano do ensino fundamental.

Aos 16 anos, Santiago converteu-se ao evangelicalismo neopentecostal, onde se destacou como obreiro, pastor, bispo e membro da cúpula da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

Em umas das pregações conheceu Franciléia de Oliveira com quem se casou. Durante o período em que foi bispo da IURD alcançou destaque entre os demais pastores daquela igreja, tendo sido considerado um dos potenciais sucessores de Edir Macedo. Porém, a sucessão não foi levada a frente.

biografia-de-valdemiro-santiago

Foto: reprodução/Gospel Prime

Na Igreja Universal, atuou por 18 anos e se desligou no ano de 1997, depois de um suposto desentendimento com Edir Macedo. Logo após, fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus. Além de convidar parte da cúpula da IURD, atraiu também dezenas de pastores. Pouco tempo depois, a prática foi abolida, devido ao receio que houvesse pastores da IURD infiltrados entre os pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Santiago foi consagrado Apóstolo em 23 de dezembro de 2006, pelo bispo Josivaldo Batista e um grupo de Bispos da IMPD. Ele nunca se formou em nenhum curso de teologia nem de oratória. Suas concentrações seguem um formato pré-estabelecido caracterizado pela leitura de trechos da Bíblia previamente selecionados com destaque para a apresentação de supostos milagres durante o transcurso de toda a pregação.

Valdemiro tem alguns livros publicados, entre eles: O Grande Livramento, Sê Tu Uma Benção, Os Pensamentos de Deus, Revelação no Altar, Lágrimas no Deserto, O Tesouro de Deus, Viva Esperança e Os Benditos de Deus. Além do mais, é dele o CD “As Inesquecíveis Canções”.

Prisão

Em 2003, Valdemiro foi preso durante uma blitz na cidade de Sorocaba. Ele estava levando consigo uma espingarda, duas carabinas e várias caixas de munição. Em sua casa, mais armas e munição foram apreendidas. Valdemiro alegou que as armas são de caça e estavam sendo levadas para um amigo.

Notoriedade

Em agosto de 2008, a IMPD e Santiago ganham notoriedade pela imprensa televisiva após fazerem a parceria com o Grupo Bandeirantes, para pregarem na Rede 21 por 22 horas e outras duas horas produzidas pela rede. Em menos de dois anos, a imagem da igreja e do próprio fundador da igreja passou a serem exibidas por outras redes de rádios e TVs brasileiras, além da Rede 21.

Acusações

No ano de 2012, Santiago foi acusado de desviar os dízimos e as ofertas da instituição, através de filmagens em propriedades adquiridas por ele em nome da IMPD e documentos cartorários contendo sua assinatura e de sua cônjuge, a bispa Franciléia de Oliveira. O líder religioso também foi acusado de usar irregularmente o passaporte diplomático com a sua esposa.


Reportar erro