Biografia do ministro do STF Luiz Fux

O Supremo Tribunal Federal é composto por onze ministros, que precisam ser brasileiros de nascença. Eles são nomeados entre os 35 a 65 anos pelo presidente da república, depois de passarem pela aprovação do Senado Federal.

Luiz Fux é um dos 11 notáveis. Sua biografia está descrita na página oficial do Supremo Tribunal Federal. Confira alguns aspectos marcantes da sua história.

História pessoal

O ministro Luiz Fux nasceu em 26 de abril de 1953, no Rio de Janeiro. Seus pais são Mendel Wolf Fux e Lucy Fux, sua esposa é Eliane Fux e os filhos, Marianna e Rodrigo.

Biografia do ministro do STF Luiz Fux

Foto: Reprodução/EBC

Formações

Ele se formou em Direto pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1976. Em 2009, tornou-se doutor em Direito Processual Civil também pela UERJ.

Vida acadêmica

Em 1982, Luiz Fux foi aprovado em primeiro lugar como magistrado do Estado do Rio de Janeiro. E ocuparia novamente o topo da classificação em outros concursos como para professor titular, em 1995, e para professor livre-docente, em 1998, ambos da UERJ.

Outras universidades convidariam Luiz Fux para ocupar cargos de honra como a Universidade Católica de Petrópolis, em 1988; a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1990; Professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1990; Professor de Processo Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, 2001; Professor de Direito Judiciário Civil da Pontifícia Universidade Católica, em 1982 e 1997; e Professor convidado do Cyrus R. Vance Center for International Justice, em Nova Iorque nos Estados Unidos.

Além de professor, o magistrado também ocupou outros cargos, como Chefe do Departamento de Direito Processual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1998 e 2003; Diretor de Estudos e Ensino da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, em 2001 e 2003; Professor convidado da Academia Brasileira de Direito Processual Civil, em 2005; Chefe do Departamento de Direito Processual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 2006.

Em 2001, tornou-se Ministro do Superior Tribunal de Justiça pela presidente Dilma Rousseff. O convite foi feito após a aposentadoria do Ministro Eros Grau.

Contribuições literárias

Entre as suas obras publicadas destaco: ‘O novo processo civil brasileiro: direito em expectativa: reflexões acerca do projeto do novo Código de Processo Civil’, em 2011; ‘Mandado de segurança’, 2010; ‘Curso de Direito Processual Civil – cumprimento da sentença. Processo de Execução de Título Executivo Extrajudicial. Processo Cautelar’, 2009; ‘Curso de Direito Processual Civil – processo de conhecimento’, 2008. ‘Locações – processo e procedimentos’, 2008; ‘O acesso à justiça no mundo contemporâneo: a advocacia pro bono e a assistência jurídica integral aos necessitados: distinções entre os sistemas do common law e do civil law’, 2008; ‘O novo processo de execução: o cumprimento da sentença e a execução extrajudicial’, 2008; ‘A reforma do processo civil: comentários e análise crítica da reforma infraconstitucional do Poder Judiciário e da reforma do CPC’, 2008; entre outras obras importantes.

Homenagens e condecorações

O ministro Luiz Fux também recebeu inúmeras condecorações como a Medalha do Mérito Eleitoral do Distrito Federal, 2010; o Troféu Theodor Herzi, Hebraica, 2009.; a Medalha da Ordem do Mérito da Defesa, 2008; o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal – Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, 2007; o Prêmio Jabuti de Literatura – Categoria Direito, 2007; o Prêmio de Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, 2007; a Moção de Reconhecimento pelos magnânimos serviços prestados em defesa dos direitos da população brasileira e em respeito à Carta Magna da Nação, 2007.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.