Biografia e frases do presidente Theodore Roosevelt

Theodore Roosevelt foi o 26º presidente da história dos EUA. Veja sua biografia e frases famosas que marcaram a história dos Estados Unidos


Theodore Roosevelt, nascido em Nova York no dia 27 de outubro de 1858, era filho de uma abastada família de origem alemã que havia se estabilizado nos Estados Unidos e crescido em riqueza e influência. Filho de Theodore Roosevelt, um comerciante e filantropo nova-yorkino, e Martha Bulloch, uma importante mulher da alta elite sulista, de uma família portadora de escravos. Foi o segundo dos quatro filhos do casal. Tinha uma irmã mais velha chamada Anna e dois mais novos chamados Elliot e Corina.

Biografia e frases do presidente Theodore Roosevelt

Veja a biografia detalhada do 26º presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt. | Foto: Reprodução

Ele foi o 26º presidente dos Estados Unidos, o mais jovem por sinal, tendo assumido o cargo logo após a morte do então titular, William McKinley. Antes disso ele foi um excelente historiador, naturalista, explorador e soldado, chegando inclusive a atingir a graduação de coronel.

Logo após se afiliar ao Partido Republicano, Roosevelt veio a se tornar chefe da policia de Nova York entre os anos de 1895 e 1897. Saiu de lá para se tornar adjunto do secretário da Marinha nos dois anos seguintes e posteriormente voluntário da Guerra hispano-americana em 1898. Se aventurando na política ele finalmente veio a ser o governador do Estado de Nova York, em 1898.

Quando criança sempre se mostrou uma criança com muitos problemas de saúde. Mesmo sendo muito hiperativo ele sofria de fortes problemas de surdez de tom e ainda uma grave asma. Para ajudá-lo a superar esses problemas de saúde seu pai sempre o apoiou e encorajou na prática de exercícios físicos, começando com as lições de boxe.

Casamentos

A primeira esposa de Theodore Roosevelt chamava-se Alice Hathaway Lee, e com ela ele teve sua primeira filha, Alice. Dois dias após o nascimento de sua filha, sua esposa veio a falecer em decorrência de uma paragem renal, conhecida na época como doença de Bright. Por um acaso do destino a mãe de Theodore havia morrido na mesma casa há exatamente onze horas, vítima de febre tifoide. Abalado com as duas perdas, Roosevelt encarregou sua irmã Anna de cuidar de sua filha enquanto ele se recolhia para poder superar esse momento tão difícil de sua vida.

Futuramente ele reencontrou uma das suas paixões de infância, Edith Kermit Carow, com quem ele veio a se casar logo após vencer as eleições de Nova York. Juntos eles tiveram cinco filhos: Theodore Jr., Kermit, Ethel Carow, Archibald Bulloch e Quentin.

Presidência dos Estados Unidos

Ao se tornar Governador do Estado de Nova York, nas eleições de 1898, o candidato republicano se mostrou tão empenhado em acabar com a corrupção existente que chamou a atenção de Thomas Collier Platt, líder Republicano, que o convenceu a se tornar vice-presidente na chapa de William McKinley nas eleições presidenciais de 1900. McKinley venceu as eleições contra William Jennings Bryan, e Rossevelt se tornou o 25º vice-presidente americano.

No dia 6 de setembro de 1901 o Presidente McKinley foi atingido por um tiro enquanto visitava a Exposição Pã-Americana em Buffalo. Chegado o dia 14 de setembro Roosevelt recebeu a notícia de que MicKinley não havia resistido e viera a falecer, e agora ele seria o novo presidente dos EUA, fazendo o juramente como Presidente dos Estados Unidos naquela mesma tarde, em Buffalo, às 15h30.

Com este fato ele veio a se tornar o mais jovem presidente da história americana, não havia completado ainda nem os seus 43 anos. Prometendo continuar com o governo do antecessor, ele trouxe uma nova energia à presidência, criou uma forte política externa, liderou o congresso e andou junto com o povo americano rumo a uma reforma progressista.

Em 1904 Roosevelt se reelegeu, vencendo a disputa presidencial tendo como vice Charles W. Fairbanks. Seu segundo mandato foi marcado pela promoção do desenvolvimento do país, investindo e fortalecendo ainda mais a Marinha e o Exército. Também aumentou as florestas nacionais do Oeste e promoveu importantes projetos de irrigação. Ele também criou as coletivas de imprensa. Certa vez, ao ver os jornalistas na chuva, do lado externo da Casa Branca, ele providenciou uma sala, onde concederia entrevistas e fotos. Isso lhe rendeu, como agradecimento, uma ampla cobertura jornalística, feita pelos veículos de imprensa em geral.

Em 1906 ele se tornou o primeiro norte-americano a receber um Prêmio Nobel da Paz, e o mais contraditório é que essa premiação se deu por mediar a Guerra Russo-Japonesa.

Em 1908 Roosevelt deixou a presidência, e quatro anos depois, em 1912, tentou retornar à Casa Branca, mas o Partido Republicano decidiu apoiar a reeleição de William Taft. Revoltado ele criou o Partido Progressista, vindo a se candidatar novamente, o que de nada adiantou, pois naquele ano quem venceu as eleições foi o democrata Woodrew Wilson.

Após a derrota ele entrou em uma grande depressão, mas mesmo assim, foi convidado para dar palestras na Argentina e esteve no Brasil participando de algumas atividades.

Roosevelt faleceu em 6 de janeiro de 1919 enquanto dormia, em decorrência de uma trombose coronária (Ataque do coração), em Oyster bay.

Seu rosto está esculpido no Monte Rushmore ao lado de outros três presidentes:

Frases famosas de Theodore Roosevelt

  • “Se fracassar, ao menos que fracasse ousando grandes feitos, de modo que a sua postura não seja nunca a dessas almas frias e tímidas que não conhecem nem a vitória nem a derrota.”
  • “Mantenha os seus olhos nas estrelas e os seus pés na terra.”
  • “O mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber como lidar com as pessoas.”
  • “O vigor físico é bom, o vigor intelectual melhor ainda, mas, muito acima de ambos, está o vigor do caráter.”
  • “Um homem que rouba por mim fatalmente roubará de mim.”
  • “Quando se faz a chamada no senado, os senadores não sabem quando devem responder “presente”ou “inocente””.”
  • “Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço,mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter.”
  • “A morte é sempre e em todas as circunstâncias uma tragédia, pois, se não o é, quer dizer que a própria vida passou a ser uma tragédia.”

Reportar erro