Biorregião

Entenda o que é biorregião e biorregionalismo e as características em torno desses termos


Biorregião é o espaço geográfico que contém um ou vários ecossistemas. Sem levar em consideração suas divisões políticas, a divisão geográfica se caracteriza por sua topografia, vegetação, vida animal e comunidades humanas.

O termo biorregião vem de “bio” que se refere a “vida” e do latin regere que significa território. A ideia da palavra é algo que passe a ideia de “um território com vida e definido por suas formas de vida”.

O termo caracteriza a geografia natural de um lugar. A biorregião identifica um lugar em que é possível realizar atividades específicas para as características naturais daquela área.

Biorregião

Foto: Reprodução/ internet

Uma biorregião possui uma área geográfica com mais de um ecossistema. Os limites dessas áreas são definidos a partir do sistema ecológico, da cultura e da história humana.

Cada biorregião possui uma característica própria. Seja ela a vegetação, clima, fauna, flora, comunidades, entre outros. Ela possui uma relação geo-biológica que é diferente das outras e relativamente autônoma.

A expressão respeita a proteção à natureza, à cultura e à biodiversidade das regiões, por isso é utilizada para fins de gestão ambiental, sendo relacionada aos conceitos de ética ambiental e sustentabilidade.

O ponto de ideia básico do biorregionalismo é o da percepção. Ele busca tornar as pessoas seres mais conscientes a respeito do ecossistema e dos impactos sobre eles, transformando isso em uma responsabilidade maior por cada decisão individual que pode afetar diretamente a natureza.


Informar erro