Biorregião

Entenda o que é biorregião e biorregionalismo e as características em torno desses termos


Biorregião – “bio” refere-se às formas de vida, assim como a território, significando, juntas, “um território com vida”, ou ainda “um lugar definido por suas formas de vida” – é como denominamos uma forma diferente de divisão geográfica. Nesse caso, os limites são estabelecidos por meio de referências naturais ou topográficas, sem levar em consideração as divisões políticas.

O que é biorregião

O conceito, segundo Berg, é bastante útil para colocar o homem de volta dentro da natureza, sem posicionar-se acima dela. O termo descreve a geografia natural de onde se vive, identificando também um lugar para realizar atividades apropriadas para a manutenção dessas características naturais.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentação – FAO –, a descrição é ainda mais abrangente. “Uma biorregião é uma área geográfica que contém um ou mais ecossistemas, e cujos limites são definidos pelos limites dos sistemas ecológicos e das comunidades humanas” – tradução livre.

Biorregião

Foto: Reprodução/ internet

Características

As biorregiões têm características bastante peculiares, em cada caso distinto. A vegetação, clima, recursos hídricos, topografia, solo, fauna e comunidades humanas variam de acordo com a biorregião de que se trata. O conceito é bastante usado para a gestão ambiental, dando ênfase à proteção da natureza, mas também ao respeito à cultura das comunidades locais e em suas interconexões. É um termo, portanto, relacionado diretamente aos conceitos de ética ambiental e sustentabilidade.

Biorregionalismo

Trata-se de uma filosofia ainda não definida de forma fácil, já que existem ainda diversas opiniões em torno de sua definição e abordagem. Biorregionalismo “observa um local específico em termos de seus sistemas naturais e sociais, cujas relações dinâmicas ajudam a criar um ‘senso de lugar’, enraizado na história natural e cultural” (Nozick, 1992)

A definição mais comum compreendida é a de que biorregião é “uma área geográfica usualmente identificada por uma bacia hidrográfica e características comuns como formas terrestres, elevações, vegetação e vida animal”. As bacias hidrográficas são cruciais nessa definição, justamente porque a água dá forma à terra e origina a vida.


Reportar erro