Biosfera

Biosfera é o nome que se dá à camada do planeta Terra que possui vida. A palavra, formada por Bio = vida, e esfera…


Biosfera é o nome que se dá à camada do planeta Terra que possui vida. A palavra, formada por Bio = vida, e esfera = camada, está relacionada aos componentes abióticos do planeta. São eles a hidrosfera, que é o espaço ocupado pela água como os mares e oceanos, e que compõe ¾ da Terra, além dos lençóis freáticos, localizados no subterrâneo. A litosfera é a parte composta por rochas, formada por diversos tipos delas. A atmosfera, é o espaço destinado à ocupação pelos gases, constituída por nitrogênio, oxigênio, gás carbônico, gases nobres e vapor de água. Esses componentes, unidos aos seres vivos, compõe a biosfera, que é delimitada com a presença deles.

Biosfera

Foto: Reprodução

Vida na Terra

A vida no planeta Terra é possível devido ao alcance da luz do Sol, que chega ao planeta graças ao posicionamento dele em relação ao astro. O sol, sua luz e seu calor permitem que a água possa estar na Terra em estado líquido, sólido ou gasoso, fator essencial para a sobrevivência dos organismos vivos. É por meio dela que as plantas se desenvolvem, assim como os animais que se alimentam de plantas e de outros animais.

Ecossistemas

A biosfera engloba todos os ecossistemas, conceito usado pela biologia e relacionado aos já citados de litosfera, hidrosfera e atmosfera. Além de englobar todos os animais, a biosfera envolve também todo o seu habitat. As condições ambientais (clima e solo, por exemplo) dos diferentes ecossistemas variam, de forma que a seleção natural define quais animais e plantas sobreviverão em cada região. A interação que acontece entre esses seres vivos e o biótopo da biosfera, percebe-se que a todo momento ela é transformada.

A atuação negativa dos seres humanos no meio ambiente evidencia o fato de a biosfera ser frágil, mas auto reguladora, dinâmica e resistente à determinadas modificações. O fato de os homens terem exagerado e ultrapassado os limites dentro dessa resistência faz com que os ecossistemas diversos presentes na biosfera tornem-se mais frágeis e falhos.

Reservas da biosfera

Com esse desrespeito aos limites da natureza, a UNESCO, no ano de 1970, lançou um programa que designava áreas destinadas à preservação e estudos, chamado “Programa Homem e Biosfera”. As áreas escolhidas são nomeadas de Reservas da Biosfera e, como exemplo, pode-se citar a Mata Atlântica, nomeada pela UNESCO em 1992 como a primeira reserva da biosfera brasileira. Esta é a segunda maior do planeta.


Reportar erro