Bistrô: pequenos restaurantes populares na França

Bistrô é um restaurante de pequeno porte, bastante popular na França, que possui um clima intimista e onde são servidos saborosos pratos simples e bebidas


Denomina-se bistrô um restaurante ou bar de pequeno porte, bastante popular na França, onde os clientes podem consumir bebidas alcoólicas, café e outras bebidas, além de pratos simples a preços acessíveis.

Geralmente os bistrôs são dirigidos pela família e funcionam em horários mais limitados para o almoço e o jantar.

Histórico

A origem do termo “bistrô” é controversa. Alguns afirmam que a palavra é proveniente da Rússia e significa “rápido”, pois, quando os russos ocuparam Paris, no ano de 1814, eles batiam os talheres na mesa pedindo que fossem servidos “Bistrô! Bistrô!”. Outros afirmam que os franceses residentes da região Norte do país criaram o termo.

Na França, a palavra “bistrô” foi usada inicialmente para nomear os proprietários de pequenos estabelecimentos de vinho; depois de algum tempo, passou a designar o comércio em si.

O auge do desenvolvimento e da popularidade dos bistrôs foi durante a Segunda Guerra Mundial, pois as mulheres, por precisarem trabalhar e conseguir se sustentar ou complementar a renda da família, transformavam as suas casas em comércios para a venda de refeições caseiras.

Atualmente, o termo é usado para definir qualquer restaurante de menor porte que se inspirem na atmosfera francesa.

Bistrô: pequenos restaurantes populares na França

Foto: Pixabay

As características de um bistrô

O bistrô é um tipo de estabelecimento que possui determinadas característica que o define. Geralmente dirigido pela família e com horários limitados para o almoço e o jantar, neste tipo de estabelecimento não é apenas a qualidade de serviço que possui importância, mas também a convivência e as relações pessoais.

Os pratos servidos são os tradicionais franceses, porém não existe um cardápio fixo, sendo que o próprio chef conversa diretamente com os clientes para saber as suas preferências e preparar um prato que seja exatamente de seu gosto. Alguns dos pratos tradicionais são o Steak Tartare (carne moída crua e temperada), Soupe d’Oignons (sopa de cebola), Confit de Canard (pato cozido em sua própria gordura), Le Coq au Vin (frango cozido no vinho tinto), Tarte Tatin (torta de maçã), Coquilles Saint Jacques (espécie de casquinha de siri).

Em termos de comparação, pode-se dizer que os bistrôs possuem uma cozinha mais inventiva do que os tradicionais, não é tão simples como uma lanchonete e não se come tão devagar como em um restaurante. Além disso, em termos de custo também costuma ser mais acessível do que os tradicionais restaurantes.

Neste tipo de estabelecimento, o proprietário costuma presenciar e comandar diretamente o que acontece nas cozinhas e na recepção aos clientes.


Reportar erro