Bloco econômico APEC

A APEC é um dos mais importantes blocos econômicos do planeta, com PIB de 19 trilhões. Conheça sua história e veja dados importantes do bloco e seus países


A APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation, em português, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é atualmente um dos maiores e principais blocos econômicos do mundo, e sua formação provêm da crescente interdependência das economias da região da Ásia-Pacífico.

Foi fundada no ano de 1989 na Austrália como sendo inicialmente apenas um fórum de discussão entre países da ASEAN (Association of the SouthEast Asian Nations, em português, Associação das Nações do Sudoeste Asiático) e parceiros econômicos do Pacífico. A APEC foi efetivada como bloco econômico apenas em 1994 na Conferência de Seattle, contando atualmente com 21 membros. São eles: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia Vietnã, Estados Unidos, Taiwan, e Hong Kong.

APEC - Bloco econômico

Imagem: Reprodução

Na reunião de Bogor, realizada em 1994, os países membros comprometeram-se com a criação de uma zona de livre comércio; para os países desenvolvidos o prazo da criação da zona se estende até o ano de 2010, já para os subdesenvolvidos esse prazo vai até 2020.

Principais objetivos da APEC

O bloco tem como principal objetivo a criação desta zona, a redução de tarifas comerciais e barreiras alfandegárias para facilitar o comércio na região da Ásia-Pacífico, aumentando o número de exportações e fazendo com que as economias nacionais tornem-se mais eficientes. Essas medidas ajudam no crescimento das economias dos países membros, proporciona a geração de empregos e abre oportunidades para investimentos do comércio internacional.

Agenda de Ação de Osaka

No ano de 1995 os líderes da APEC adotaram a Agenda de Ação de Osaka, em Osaka, Japão. Tal agenda estabelece três pilares que servem de base para as atividades econômicas do bloco e visam facilitar o cumprimento dos objetivos propostos em Bogor. São eles a liberação comercial e de investimentos, facilitação de negócios e cooperação econômica e técnica.

O bloco também atua em questões sociais dos países membros e que interferem indiretamente na economia como projetos contra SARS, AIDS e outras doenças, corrupção, terrorismo e a integração da mulher no bloco. A APEC é mantida por contribuições feitas anualmente por seus países membros e que desde 1999 têm totalizado um valor de cerca de 3,38 milhões de dólares. O dinheiro destas contribuições é usado para manter uma pequena secretaria localizada em Singapura, onde fica a sede do bloco e para o apoio de seus projetos econômicos e sociais.

Com um PIB (Produto Interno Bruto) de 19 trilhões de dólares, a APEC tem tido papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento das regiões da Ásia-Pacífico. Desde sua criação aproximadamente 194 milhões de empregos foram criados, sendo 174 milhões nos países em desenvolvimento, contribuindo para seu crescimento econômico e a movimentação das economias nacionais.

O bloco econômico da APEC em sua totalidade engloba cerca de 3 bilhões de pessoas, quase metade de toda a população do planeta, e seu PIB corresponde a cerca de 60 % do PIB mundial. O bloco é ainda responsável por 50 % de todo o comércio do mundo.


Reportar erro