Bluetooth

Bluetooth é uma tecnologia que padroniza a troca de informações entre diversos equipamentos de curto alcance e de vários fabricantes. A tecnologia foi batizada…


Bluetooth é uma tecnologia que padroniza a troca de informações entre diversos equipamentos de curto alcance e de vários fabricantes. A tecnologia foi batizada com este nome para homenagear o rei da Dinamarca, Harald Blatand, que também era conhecido como Harald “Bluetooth”, devido à coloração azulada em seus dentes.

Histórico

Antes do Bluetooth, um computador de bolso (como um palm, handheld e derivados) não seria capaz de trocar informações com um celular, pois não havia nenhum canal de comunicação padronizado entre todos esses equipamentos de diferentes fabricantes.

A fabricante de equipamentos de telefonia fixa e móvel Ericsson iniciou o desenvolvimento desta tecnologia no ano de 1994, ao pesquisar uma maneira de baixo custo para realizar a comunicação sem fio entre o celular e seus acessórios.

Em 1998, as empresas Sony, Nokia, Intel, Toshiba, IBM e Ericsson firmaram um consórcio com o objetivo de aprofundar as pesquisas desse tipo de conexão sem fio. O grupo formado pelas seis companhias foi chamado de Bluetooth Special Interest Group.

Bluetooth

Foto: Reprodução/ internet

Vantagens do Bluetooth

A tecnologia Bluetooth é muito vantajosa, uma vez que permite a troca de informações entre vários dispositivos e sem precisar de fios. Atualmente, você pode, por exemplo, comprar um fone de ouvido sem fio de determinada marca, que tenha a tecnologia Bluetooth, e comprar um som de outra marca, mas que também utilize o mecanismo. Assim, os dois aparelhos diferentes poderão trocar as informações normalmente.

Uma das maiores formas de utilização do Bluetooth é pelo celular. Talvez você já tenha visto duas pessoas pareando os celulares para enviar e receber fotos, músicas ou outros arquivos via Bluetooth.

Para as empresas fabricantes dos equipamentos que possuem a tecnologia, ela também é muito vantajosa, pois a troca com diversos fabricantes aumenta a utilização e as vendas dos produtos.

Por esses motivos, o Bluetooth ficou cada vez mais popular e tornou-se um dos principais métodos de conexão entre os aparelhos atuais. Além dos celulares, sons e fones de ouvidos, outros equipamentos que permitem a conexão via Bluetooth são os computadores, videogames, impressoras, mouses, teclados e outros.

Essa tecnologia possui basicamente três níveis de alcance entre os aparelhos, sendo <10m (classe 3), até 10m (classe 2) e até 100m (classe 1). Na classe 3, estão inclusos equipamentos como os teclados, mouses e outros que necessitem maior proximidade; nos da classe 2, que são os mais comuns, entram os celulares e fones sem fio, por exemplo; na classe 1, os aparelhos podem estar a uma maior distância.


Reportar erro