,

Como conseguir bolsa em faculdade particular com a nota do Enem

O dia da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos dias mais esperados pelos estudantes de todo o Brasil.

Todas as faculdades federais, algumas particulares e estudais usam a avaliação como critério de ingressão. Mas a nota do Enem também tem outras funções.

As faculdades particulares também usam a nota do Enem como pré requisito na hora de aceitar ou recusar os estudantes que querem aderir ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos completas ou parciais para os alunos de baixa renda.

Bolsa em faculdade particular com a nota do Enem

Foto: depositphotos

Como funciona o ProUni

O proUni é uma iniciativa do Governo Federal que tem como intuito ingressar na faculdade aqueles alunos que não têm condições financeiras de pagar as mensalidades de uma faculdade particular.

A bolsas de estudo são parciais e integrais. A primeira cobre 50% da mensalidade e é voltada para os alunos que têm uma renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Já a bolsa de estudo integral cobre todas as despesas das mensalidades e é voltado para os estudantes que possuem uma renda familiar mensal de até um salário mínimo.

Para conseguir o ProUni o estudante também precisa ter cursado o ensino médio completo (ou pelo menos parte dela) em uma escola pública.

Qual a relação do Enem com o ProUni

Outro critério de fundamental importância para se conseguir a bolsa de estudos pelo ProUni é a nota tirada no Enem. O aluno só consegue conquistar uma vaga no Programa se a nota atingida na avaliação for superior a 400.

A nota também é usada como parâmetro para saber qual tipo de bolsa será distribuída para o aluno: a parcial ou integral.

A inscrição na faculdade que aceita o ProUni é feita a partir da nota do Enem, sendo assim, o aluno é totalmente dispensado de qualquer outro vestibular realizado pela instituição.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School (em Bournemouth (UK)), professora de inglês e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.