Saiba qual é o país onde mais se consome bebida alcoólica

Um título que divide sentimentos; talvez orgulhe a muitos e envergonhe a outros. O rótulo de país que mais consome álcool no mundo já tem dono.

O jornalista Matt Stiles, do blog The Daily Viz, realizou uma pesquisa e criou um mapa mostrando detalhadamente o consumo anual per capita de álcool em litros consumido em cada país. Os dados foram coletados a partir de um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) entre os anos de 2000 e 2016.

Segundo a pesquisa, o país que ocupa o topo do ranking de local que mais se consome álcool no mundo é a Bielorrússia, país localizado no leste europeu. Os moradores da Bielorrússia bebem, em média, mais de 17 litros de álcool por cada indivíduo, a cada ano.

'Bom de copo'. Descubra qual é o país onde mais se consome bebida alcoólica

Foto: depositphotos

Logo depois aparecem Lituânia, República Checa, Croácia, Áustria, Portugal, França, Irlanda, Estônia e Hungria. O que quer dizer que os dez países que mais consomem álcool no mundo são todos da Europa.

Algo que surpreendeu a todos na pesquisa foram os Estados Unidos, que ficaram abaixo do número 41 na lista. O país que mais consome cerveja é a República Checa, bebendo aproximadamente 6,65 litros do material espumante per capita anualmente.

Portugal foi considerado o maior consumidor de vinho, chegando cada pessoa a beber em média mais de 7 litros por ano. Já o Afeganistão, a Mauritânia, o Kuwait, a Líbia, o Irão, a Somália e o Bangladesh são os países que ocupam o último lugar na lista.

10 países que mais consomem álcool no mundo

  1. Bielorrússia (Belarus)
  2. Lituânia (Lithuania)
  3. República Checa (Czechia)
  4. Croácia (Croatia)
  5. Áustria (Austria)
  6. Portugal
  7. França (France)
  8. Irlanda (Ireland)
  9. Estônia (Estonia)
  10. Hungria (Hungary)

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School (em Bournemouth (UK)), professora de inglês e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.