Bússola

A bússola é um equipamento muito usado para navegação e orientação, geralmente compostas por uma agulha magnética colocada em um plano horizontal e suspensa…


A bússola é um equipamento muito usado para navegação e orientação, geralmente compostas por uma agulha magnética colocada em um plano horizontal e suspensa pelo seu campo de gravidade. Girando livremente, a agulha aponta sempre em direção próxima à direção norte-sul geográfica.

Muito usada na Era dos Descobrimentos, está sempre direcionada ao sentido sul magnético indica que está aproximadamente apontada para o norte geográfico. Apesar de mudarem um pouco em seus modelos, atualmente as bússolas tem vários designs, mas os mesmos componentes básicos.

Bússola

Foto: Reprodução

Como funciona?

Apesar de o campo magnético da Terra ser fraco na superfície – devido à distância que o campo magnético tem de viajar para chegar à superfície – a bússola funciona corretamente, pois tem um imã leve e um apoio sem atrito, de forma a ter força suficiente no campo magnético para girar a agulha.

Para melhor compreensão, vamos imaginar que o planeta Terra tem um magneto em forma de barra enorme em seu interior. Se queremos que a extremidade norte da bússola aponte em direção ao pólo norte, devemos assumir que o magneto em forma de barra tem extremidade sul no pólo norte. Assim, podemos associar à regra comum dos imãs “os opostos se atraem”.

Como usar?

Como indicamos acima, a bússola vai indicar sempre uma direção próxima ao norte geográfico. Para sua total compreensão e fins mais precisos, é necessário que você tenha em mãos, também, um mapa cartográfico, de forma a fazer as correções na leitura bruta e localizar o norte corretamente. Isso não deve ser feito apenas devido ao fato de que os polos magnéticos e geográficos não coincidem, mas também pela razão de que a leitura da bússola pode ser influenciada por condições ambientais locais, podendo ser afetada por grande quantidade de material ferromagnético no solo, por exemplo.

Faça você mesmo

Uma bússola pode ser feita em casa com uma agulha, uma rolha de cortiça – aquela que fecha garrafas de vinho -, uma faca, um vasilhame com água e um imã.

  • 1° passo – Corte a rolha de forma a pegar apenas um centímetro de altura, formando um pequeno disco.
  • 2° passo – Faça um corte raso em que a agulha ficará fixada na rolha.
  • 3° passo – Magnetize a agulha com o imã. Para isso, esfregue, sempre na mesma posição, a agulha no imã em média 20 vezes.
  • 4° passo – Coloque a agulha no espaço cortado no disco feito com a rolha.
  • 5° passo – Coloque a rolha com a agulha dentro da água no vasilhame – que para facilitar, pode ter os quatro pontos cardeais desenhados ao fundo.

Tendo feito isso, note que sempre que você mudar a agulha de posição, ela voltará à mesma em que estava. Ela não irá marcar, obrigatoriamente, a direção norte-sul.


Reportar erro