Cadeia alimentar

Seres vivos respiram, vivem sobre o solo ou na água, alimentam-se, aquecem-se com o calor do sol, abrigam-se na natureza, reproduzem-se, morrem, etc. Durante…


Seres vivos respiram, vivem sobre o solo ou na água, alimentam-se, aquecem-se com o calor do sol, abrigam-se na natureza, reproduzem-se, morrem, etc. Durante cada um destes processos, o ar, solo, água e luz solar interagem com as plantas e todos os seres vivos de forma intensa e, essa interação entre eles gera a dinâmica da vida da biosfera. Por exemplo, um lugar como a Amazônia, onde há abundância de água, incidência de raios solares na região equatorial e um sistema eficaz de manutenção da umidade e dos nutrientes do solo, tem diversidade biológica rica.

Cadeia alimentar

Foto: Reprodução

Energia

A energia é essencial para todos os seres vivos produzirem substâncias necessárias à manutenção da vida e à reprodução. A obtenção da energia pelos seres vivos se dá de duas maneiras: os clorofilados obtém energia através do sol, e os não-clorofilados por meio da alimentação baseada nos clorofilados.

Alimentação

A cadeia alimentar é uma sequência que mostra quem se alimenta de quem na natureza. Como os organismos necessitam de energia, obtida pela alimentação, a matéria está sempre seguindo um fluxo em um ecossistema. O fluxo de energia começa no produtor e passa para o decompositor ultrapassando diversos níveis tróficos. Quando acontecem as transferências, parte da energia é perdida sob a forma de calor de forma que, quanto menor a cadeia alimentar, mais energia haverá para os organismos dela.

Componentes da cadeia alimentar

Produtores: são os organismos autotróficos clorofilados, ou seja, os que produzem seus próprios alimentos por meio da fotossíntese. Eles transformam a energia luminosa em energia química, sendo dessa forma o único processo de entrada de energia em um ecossistema.

Consumidores: são aqueles que se alimentam dos produtores (consumidores primários) ou de outros consumidores (consumidores secundários, terciários, etc.). Neste nível trófico estão os detritívoros, que são animais que se alimentam de restos orgânicos como urubus, abutres, hienas, moscas, etc.

Decompositores: são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica, fazendo a decomposição e a degradação em matéria inorgânica, que é reaproveitada pelos produtores dando continuidade ao ciclo. Estes são os micro-organismos como fungos e bactérias.

Ecossistema Aquático:

Ecossistema Aquático

Ecossistema Terrestre

Ecossistema Terrestre

Fotossíntese e o pulmão do mundo

Fotossíntese

Foto: Reprodução

Até pouco tempo acreditava-se que a Amazônia era a principal responsável pela manutenção dos níveis de oxigênio da terra, sendo popularmente conhecida como Pulmão da Terra. Recentes pesquisas descobriram que as algas marinhas, apesar de terem cores diversas, possuem clorofila e fazem fotossíntese. Por serem muito numerosas, atribui-se à elas a maior parte do oxigênio produzido no planeta.


Reportar erro