Campo magnético

Um campo magnético é criado pela influência das correntes elétricas que estão em movimento e pelos ímãs. Inicialmente, o magnetismo era associado apenas aos…


Um campo magnético é criado pela influência das correntes elétricas que estão em movimento e pelos ímãs. Inicialmente, o magnetismo era associado apenas aos ímãs, porém com o passar dos tempos estudiosos começaram a criar teorias sobre o assunto. James Maxwell criou a teoria do electromagnetismo, onde conseguiu identificar as causas da atração dos ímãs e também das correntes elétricas, após essas descobertas ele uniu a eletricidade com o magnetismo.

Campo magnético

Foto: Reprodução

Definição

Um campo magnético é uma região em volta de um ímã onde acontecem as interações magnéticas. Este ímã também pode ser representado por um vetor que é chamado de indução magnética.

Quando se trata de física elétrica, cada carga cria em torno de si um campo elétrico, do mesmo modo o ímã cria um campo magnético, porém em um ímã não há um mono polo, desta forma o ímã sempre terá uma carga positiva e outra negativa. É a região próxima a um ímã que influencia outros ímãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como por exemplo: o cobalto e o ferro.

Indução Magnética

O ímã pode ser representado por um vetor, que é conhecido como vetor indução magnética, é simbolizado pelo vetor B. Usa-se como unidade de campo magnético o símbolo T, que é denominado de Tesla. Desta forma no SI a unidade de B é Tesla (T). A direção do vetor indução é aquela em que a pequena agulha da bússola aponta e o sentido do vetor indução é aquele para onde o polo norte da agulha da bússola aponta.

Campo Magnético Uniforme

Da mesma forma que no campo elétrico uniforme, este é definido como o campo do vetor indução magnética B é igual em todos os pontos, ou seja, possui o sentido, a direção e o módulo iguais. Desta forma a sua representação torna-se mais fácil, pois é feita através de linhas paralelas e igualmente espaçadas. Se você observar muitos ímãs são representados por imagens em formato de U. Isso ocorre porque a parte interna desse tipo de ímã aproxima um campo magnético uniforme.

Representando o campo magnético

Já se sabe que o vetor indução magnética é representado pelo símbolo B, para determinar o sentido de B é utilizada uma bússola. É importante lembrar que a bússola só começou a ser usada nas navegações após os estudos do magnetismo. O sentido adotado para o campo magnético é sempre do polo norte ao polo sul do ímã.


Reportar erro