Campos lexicais e semânticos

No campo lexical, as palavras pertencem a uma mesma área de conhecimento; no campo semântico, uma palavra pode apresentar diversos sentidos. Saiba mais


As palavras podem estabelecer diversas relações, sejam elas por origem, por significado, por som, por área temática etc. A linguística textual utiliza tanto o campo semântico quanto o campo lexical com o objetivo de um uso mais adequado das palavras da língua portuguesa.

No campo lexical, as palavras se referem a uma mesma realidade; já no campo semântico, as palavras se referem a diferentes realidades de um mesmo conceito.

Léxico e semântica

O léxico é o conjunto de palavras utilizadas em uma língua ou pertencente a determinado texto. Por exemplo, o léxico da língua portuguesa é o conjunto de todas as palavras compreensíveis em nossa língua. Como o idioma é vivo e os vocábulos vão desaparecendo, enquanto novos surgem, não existe um falante que domine completamente o seu léxico. Além das mudanças que ocorrem na língua, a quantidade de palavras é extensa, o que impossibilita que alguém possa guardar todas elas em sua memória.

Campos lexicais e semânticos

Imagem: Reprodução/ Portal do Professor

A semântica é o estudo da significação das palavras, ou seja, do significado de cada vocábulo existente no idioma, aplicada a um contexto e levando-se em consideração a influência de outras palavras.

Campo lexical

O campo lexical é formado pelas palavras que pertencem a uma mesma área de conhecimento ou domínio, e está dentro do léxico de alguma língua. As palavras formadas por composição e derivação a partir de um mesmo radical também fazem parte do mesmo campo lexical.

Confira a seguir alguns exemplos de campos lexicais:

  • Campo lexical de escola: escolar, escolarizado, aprendizagem, estudo, matéria, disciplina, turma, livros, biblioteca, diretor etc.;
  • Campo lexical de informática: software, hardware, programas, sites, internet, portal, blog, pen drive, gigabite, memória RAM etc.;
  • Campo lexical de teatro: atuação, expressão, palco, figurino, maquiagem etc.;
  • Campo lexical de flor: florir, florido, margarida, rosa, girassol, copo de leite, cravo, florista etc.;
  • Campo lexical dos sentimentos: amor, carinho, saudade, tristeza etc;
  • Campo lexical da linguagem bíblica: Jesus, Novo Testamento, mandamentos, discípulos etc.

Campo semântico

O campo semântico, por sua vez, é formado pelo conjunto dos diversos sentidos que uma palavra apresenta mediante os contextos nos quais é utilizada. Este está ligado ao conceito de polissemia.

Um mesmo termo tem ou pode ter vários significados diferentes em um mesmo texto, dependendo de como ele for empregado e de quais outras palavras o acompanham.

Confira a seguir alguns exemplos de campos semânticos:

  • Campo semântico de cabeça: crânio, coco, memória, imaginação, líder etc.;
  • Campo semântico de brincadeira: distração, divertimento, piada etc.;
  • Campo semântico de levar: transportar, carregar, retirar, guiar, transmitir, passar etc.
  • Campo semântico de nota: anotação, dinheiro, grana, bilhete, aviso, explicação, som musical, tom, atenção etc.;
  • Campo semântico de guarda: vigilante, sentinela, tutela, proteção, salvaguarda, preservação etc.

 

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas)


Reportar erro