Capitania de Pernambuco – História e mapa

A capitania mais rica do período colonial do Brasil foi a de Pernambuco. Conheça essa história, veja um mapa e detalhes das capitanias hereditárias


Se nos dias de hoje os maiores investimentos do país surgem e se desenvolvem no famoso eixo Rio-São Paulo, na época do Brasil Colonial isso era muito diferente e todos os colonos se voltavam para o lado oposto do país, onde as coisas progrediam rapidamente: A capitania de Pernambuco, no Nordeste do País.

A Capitania de Pernambuco abrangia uma área maior do que a do atual Estado de Pernambuco. Os territórios onde hoje estão localizados os estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas pertenciam a Capitania de Pernambuco, que estendia até a porção ocidental da Bahia, chegando  perto de onde se encontra atualmente o Estado de Minas Gerais.

Bandeira de Pernambuco

Bandeira de Pernambuco | Imagem: Reprodução

Duarte Coelho

Em 1535, o donatário da capitania, o fidalgo Duarte Coelho, veio para o Brasil com a esposa, os filhos e muitos parentes assim que recebeu a notícia da doação do lote de terra e fundou a Vila de Olinda.

Os primeiros engenhos começaram a ser construídos rapidamente e pouco tempo depois a Capitania de Pernambuco já era um grande produtora de açúcar, permanecendo durante muitos anos como a responsável por mais de metade das exportações brasileiras.

Duarte Coelho morreu em 1554 e deixou para os filhos terras em desenvolvimento acelerado. Isso atraiu a cobiça do povo holandês, que ocupou as terras no ano de 1630 e fundou no Recife a primeira sinagoga das Américas.

Insurreição Pernambucana

O movimento de luta popular contra o domínio holandês conhecido como Insurreição Pernambucana foi iniciado no ano em 1645 e teve sua primeira vitória importante nas proximidades do município de Vitória de Santo Antão, onde um exército de 1.900 holandeses foi derrotado por um de 1.200 colonos. Diz-se que durante o período da guerra um importante aumento aconteceu na miscigenação entre as raças: negro africano, branco europeu e índio nativo.

A rendição dos holandeses só aconteceu quase 10 anos depois, em janeiro de 1654.

Os combates da Insurreição Pernambucana foram considerados a origem do Exército Brasileiro.

Em 1817, Pernambuco tentou proclamar-se independente de Portugal, mas o movimento foi derrotado.

O que eram as Capitanias Hereditárias?

Mapa das capitanias hereditárias

Mapa das capitanias hereditárias | Imagem: Reprodução

Portugal decidiu dividir em faixas a parte do território brasileiro que ficou em posse dele após a assinatura do Tratado de Tordesilhas, que firmava um acordo entre o Reino da Espanha e o Reino de Portugal referente a divisão das terras recém descobertas.

Em seguida foi decidido que cada faixa de terra ficaria sob a responsabilidade de uma pessoa apenas. As pessoas escolhidas, a quem se deu o nome de donatários, foram diretamente apontadas pelo rei e eram na sua grande maioria nobres de Portugal.

Ficava sob a responsabilidade do donatário cuidar do desenvolvimento das terras em nome da coroa. Caso o dono das terras morresse, o seu filho assumiria imediatamente o comando, por isso essas faixas de terra ficaram conhecidas como “Capitanias Hereditárias”.


Reportar erro