Castelos medievais – Ícones da idade média

Conheça os conceitos dos castelos medievais que são um grande marco na história da arquitetura, atualmente considerados verdadeiras relíquias


Na Idade Média, na época da Europa feudal, os castelos eram o auge da ostentação de poder e da arquitetura daquela época. Eles eram construídos para mostrar a superioridade do senhor feudal e seu poder, para intimidar os servos e os inimigos com seus desenhos luxuosos.

Nos castelos eram realizadas muitas festas e banquetes para que os nobres pudessem ostentar sua residência e poder, contudo eles serviam basicamente como residência para os senhores feudais e a sua família e membros da nobreza, que procuravam manter-se ilesos das batalhas e possíveis invasões territoriais que geravam bastante conflito antigamente. Os castelos eram sempre a melhor opção devido à segurança que ofereciam por serem verdadeiras fortalezas.

Os primeiros castelos

No início de suas construções os castelos eram erguidos com madeira retirada das florestas locais e seus ambientes bastante rústicos não proporcionavam tanto conforto como as instalações posteriores feitas em pedra. Apenas a partir do século XI os castelos começaram a ser construídos com enormes blocos de pedra. Este novo modo de construção não só o tornava mais resistente, mas também tornava mais lento o processo que passou a durar de dois a sete anos para ser concluído.

Arquitetura

Estas incríveis construções eram projetadas para garantir a segurança de seus ocupantes e tudo começava pelo grande fosso alagado que corria pelos arredores da propriedade com o objetivo de dificultar a penetração de inimigos, o segundo obstáculo era a ponte levadiça e em seguida as gigantescas muralhas que protegiam os castelos. Eles possuíam torres de vigilância que em ocasiões de guerra eram ocupadas por arqueiros e atiradores e, em seu interior, o castelo dispunha de calabouços para aprisionar inimigos. A construção em locais elevados também dificultava a invasão e permitia uma melhor visualização da chegada dos inimigos.

Além das muralhas, do fosso e torres de vigilância, alguns castelos possuíam ainda passagens subterrâneas para facilitar a fuga da família em caso de invasão. O conforto é algo questionado entre os historiadores, pois nos filmes podemos ver castelos inteiramente mobiliados, com ambientes confortáveis e aconchegantes, contudo em plena Idade Média os ambientes eram úmidos e com pouca incidência de luz e não ofereciam tanto conforto como pensamos.

Castelos medievais famosos

Atualmente os castelos ainda existentes tornaram-se hotéis ou museus que atraem um número considerável de turistas todos os anos. Confira abaixo uma seleção de fotos de belos castelos medievais.

Lichtenstein Castle, Alemanha – Castelo construído sobre uma falésia. Seu nome significa “Pedra da Luz”.

Castelo de Lichtenstein

Foto: Reprodução

 

Castelo de Alnwick, Norte da Inglaterra – Utilizado como cenário para as gravações dos filmes da saga “Harry Potter” como a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Castelo de Alnwick, Norte da Inglaterra

Foto: Reprodução

 

Chambord Castle, França – Um dos mais famosos castelos franceses em estilo renascentista.

Castelo Chambord, França

Foto: Reprodução

 

Frederiksborg Castle, Dinamarca – Construído para servir de residência real para o rei Cristiano e atualmente é conhecido como Museu de História Nacional.

Castelo Frederiksborg, Dinamarca

Foto: Reprodução


Reportar erro