Caudilhismo

Entenda o que foi o movimento caudilhista e como ele afetou a política da América Latina


O atraso para a ruptura colonial e a falta de tradição política permitiram aos países da América Hispânica, até então colonizados pelo Império Espanhol, uma forma de poder regida por figuras populares, mas que perpetuaram seu poder através de violência e opressões denominadas caudilhos.

O que foi o caudilhismo

Após o processo de independência e autonomia política tardia, a América Hispânica caminhava para a instauração de governos liberais, democráticos e republicanos com todos os novos estados sob uma constituição que devia ser obedecida por todos a fim de colocar fim nos desmandos e injustiças cometidos pela até então administração colonial.

Caudilhismo

Caudilhos | Foto: Reprodução

Porém, a elite criolla era a maior articuladora do processo de independência e conseguiu por fim ao pacto colonial visando os benefícios econômicos propostos pelas nações Europeias Industrializadas e, portanto, o processo não levou em conta a participação das diferentes camadas sociais.

O resultado deste movimento de independência segmentado e alienado é a predominância política de pequena parcela da população. Denominado de caudilho, um indivíduo comandava um bando que se sobrepunha à lei tratando o aparato público como privado para conseguir exaltar seus interesses políticos e econômicos.

Os caudilhos surgiam para derrubar usurpadores do governo evocando a liberdade, mas, com o passar do tempo, mantinham-se além do prazo estabelecido no poder e se tornavam a figura contra a qual lutaram. A prática resultava em organizações de governos centrados nos benefícios de uma população mínima.

Os caudilhos ainda não reconheciam os limites impostos pela lei através da constituição e utilizavam-se da violência e da opressão para chegar ao poder. Os golpes caudilhistas eram apoiados por grupos armados que tinham interesses em suas políticas restritivas e reducionistas.

As figuras caudilhistas podiam ser agentes dos grandes proprietários de terras ou dos senhores do comércio exterior e que, portanto, visavam interesses agroexportadores ou industriais. Hora um grupo no poder, os outros se movimentavam, criavam uma figura popular que discursava em prol da liberdade e então tomavam o poder, mantendo assim um ciclo de golpes – período denominado de Caudilhismo.

Além dos interesses das elites, a falta de perspectiva e a pobreza geral para as classes menos favorecidas fomentavam o aparecimento de um novo líder.

Caudilhismo hoje

Certamente o movimento político da América Latina nasceu, cresceu e se desenvolveu de acordo com os posicionamentos caudilhistas. Mas, além da herança histórica, historiadores acreditam que a proposta caudilhista de tomar o poder e governar de acordo com interesses privados baseando a tomada de poder na miséria e falta de perspectiva ainda é uma ameaça para alguns países hispânicos.


Reportar erro