Cerca de 1 trilhão de criaturas habitam o corpo humano

Cerca de 1 trilhão de criaturas habitam o corpo humano: descubra quais são elas e que podem causar


Pode parecer estranho, mas você sabia que podem existir mais criaturas em nossa pele do que em todo o mundo? Entre esses seres estão ácaros, bactérias, piolhos, percevejos e carrapatos, mas existem ainda muitos outros que passam despercebidos por nós. Isso porque normalmente são tão pequenos que fica praticamente impossível enxergá-los a olho nu.

O número de bactérias e insetos que vivem no corpo humano pode chegar a 150 vezes mais seres humanos na Terra, englobando cerca de 500 espécies diferentes. Os carrapatos, que podem ser vistos a olho nu, são capazes de causar doenças e são normalmente fáceis de encontrar, uma vez que deixam uma marca no corpo.

Cerca de 1 trilhão de criaturas habitam o corpo humano

Foto: Reprodução/ internet

Problemas

Esses seres vivos que vivem em nossa pele podem causar problemas, como inchaço, lesões, coceira e erupções cutâneas, o que faz com que se tornem mais notáveis. Outros problemas que podem ser causados por eles, são as infecções causadas por parasitas e bactérias, além de outras complicações. É preciso, portanto, ter alguns cuidados com a higiene e a saúde diariamente.

Benefícios

Mas calma: nem todas essas criaturas estão no seu organismo para o mal. Existem algumas bactérias que vivem no intestino, por exemplo, que ajudam na digestão, no funcionamento intestinal, entre outros. Outras delas ajudam a combater as bactérias e parasitas, prevenindo outras infecções mais sérias.

Exemplos

Nas vacinas, por exemplo, encontram-se bactérias e vírus em pequenas quantidades, que farão com que os anticorpos consigam combate-las em caso de infecção. Além disso, encontramos no organismo os lactobacilos que ajudam a regular as funções intestinais.

Quando ficamos doentes, é normal o volume de bactérias no organismo aumentar, gerando uma verdadeira guerra no corpo que passa a combater as que provocam uma determinada doença. Os cabelos são repletos de fungos e as dobras da pele, inclusive, podem conter traços de mofo. Piolho, sarna e os vermes são seres indesejados que habitam o corpo humano, mas que podem ser evitados simplesmente com a higiene.

Na nossa pele encontra-se um exército de microrganismos que vivem espalhados e tem funções diversas. O umbigo é uma das zonas onde mais encontram-se as mais variadas espécies, e o que muita gente não sabe, é que o cravo é um ser vivo: trata-se de um tipo de ácaro.


Reportar erro