Cérebro

Entenda o que é o cérebro e confira quais são as suas funções, como é dividido e como funciona.


Quando falamos em cérebro, todos já relacionam ao órgão que nos faz pensar e comanda todas as nossas ações, porém, o que quase ninguém sabe é que ele também possui as suas partes e especificidades. Trata-se da parte do encéfalo mais desenvolvida, e seu peso é de, em média, 1,3 quilos, sendo mais ou menos 2% do corpo. Apesar desse pequeno percentual, é ele quem recebe aproximadamente 25% do sangue que é bombeado pelo coração.

Características

Com aspecto bastante semelhante ao miolo de uma noz, o cérebro possui massa de tecido cinza-rósea com duas substâncias: a branca, na região centra, e a cinzenta, que é a que dá origem ao córtex cerebral.

O cérebro é formado por córtex cerebral, sulco cingulado, corpo caloso, diencéfalo, comissura anterior, lobo temporal, mesencéfalo, ponte de varólio, medula e cerebelo. Pode ser dividido em hemisfério esquerdo e direito.

Cérebro

Foto: Pixabay

Hemisférios cerebrais

O hemisfério esquerdo é dominante na maioria das pessoas, totalizando 98% de toda a população do mundo, pois é ele que fica responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa. Nessa parte do cérebro estão localizadas a Área de Broca – responsável pela motricidade da fala -, e a Área de Wernick – responsável pela compreensão verbal.

O hemisfério direito, por sua vez, responde pela criatividade e pelo pensamento simbólico.

É importante frisar que para os canhotos essas funções que descrevemos dos hemisférios são invertidas. Ambos hemisférios possuem um córtex motor, sendo que o que está localizado do lado direito tem como função controlar o lado esquerdo do corpo, enquanto o hemisfério esquerdo controla o lado direito. O córtex motor é responsável por controlar e coordenar a motricidade voluntária e, qualquer tipo de lesão nessa área, pode causar fraqueza muscular ou ainda paralisia.

A conexão que existe entre os dois hemisférios é feita por meio da fissura sagital ou inter-hemisférica, na região onde fica localizado o corpo caloso, que é formado por fibras nervosas brancas. Ele é responsável por fazer uma ponte para a troca de informações entre diversas áreas do córtex cerebral.

Córtex cerebral

Essa parte do cérebro é um tecido fino que possui uma espessura que mede entre um e quatro milímetros, além da estrutura laminar formada por distintas camadas que são formadas de diferentes tipos de corpos celulares.

É constituído de neurônios e células neuroglias, sendo que estas nutrem, isolam e protegem os neurônios, assim como são essenciais para algumas das funções corticais.

Lobo cerebral

Os lobos cerebrais são as partes em que o córtex cerebral é dividido, sendo que cada uma delas possui uma função especializada e diferenciada. Na parte da frente da testa, está o lobo frontal, enquanto na parte da nuca está localizado o lobo occipital, na parte superior central da cabeça o lobo parietal e, na parte lateral, sob a orelha, o lobo temporal.

Os lobos denominados parietais, temporais e occipitais tem como função um papel na produção de percepções que são resultantes de informações obtidas por órgãos sensoriais do corpo em relação ao meio ambiente e ao próprio corpo.

O lobo frontal, em contrapartida, é responsável pelo planejamento de ações e movimento, além do pensamento abstrato, pois inclui o córtex motor, pré-motor e pré-frontal.

Como funciona o cérebro?

A glia e o neurônio são os dois tipos de células que constituem a maior parte do cérebro, sendo que a primeira é responsável por proteger e dar suporte a segunda, está última que, por sua vez, carrega as informações por meio de pulsos elétricos.

É dentro do cérebro que há a comunicação entre os neurônios, que ocorre graças às sinapses, que são junções especializadas que são usadas para mandar sinais formando circuitos biológicos, enviando produtos químicos e neurotransmissores.

Por exemplo, quando enxergamos algo estamos recebendo informações do mundo, estas que são enviadas como impulsos sensoriais ao tálamo e depois para o córtex cerebral, onde o cérebro reúne as informações recebidas, organiza e armazena, transmitindo impulsos nervosos que definem o comportamento motoro e as funções do corpo diante daquilo.


Reportar erro