Ciclo do Carbono

O carbono, um dos principais compostos orgânicos, é um elemento que tem provocado grandes mudanças ao redor do mundo nos últimos anos. Ele é…


O carbono, um dos principais compostos orgânicos, é um elemento que tem provocado grandes mudanças ao redor do mundo nos últimos anos. Ele é o principal constituinte de tudo que é orgânico, é encontrado na atmosfera na forma de gás e em sua maioria, cerca de 75% de todo o carbono presente na atmosfera, é originário do processo de respiração dos seres vivos, chamado de “Ciclo do Carbono”.

Uma parte dos compostos orgânicos formados é aproveitada pelo próprio organismo produtor, que é, por exemplo, o ser humano, que no processo de respiração o origina. O restante da produção é incorporada à biomassa, servindo como fonte de nutrientes para os níveis tróficos subsequentes da cadeia alimentar, dos consumidores primários, que são os herbívoros, passando pelos secundários, os onívoros, pelos terciários, que são todos os carnívoros, e finalmente chegando ao nível dos decompositores, efetuando a degradação da matéria.

Como se inicia o ciclo do carbono?

Ciclo do Carbono

Foto: Reprodução

A partir do momento em que as plantas e outros organismos autótrofos absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese ou quimiossíntese incorporando às suas células, inicia-se o ciclo. Desta forma, o carbono passa para o próximo nível trófico, onde os animais herbívoros ingerem as plantas e absorvem um pouco do carbono na forma de açúcares. Quando ingerido, este carbono será devolvido à atmosfera por meio da respiração ou até mesmo pela decomposição destes organismos.

Os oceanos e o ciclo

Os oceanos, devido à grande quantidade de algas marinhas, têm sido grandes reservatórios de gás carbônico, realizando um processo contínuo de troca constante com a atmosfera, tendo grande força na produção de oxigênio.

O que mudou com a tecnologia?

Atualmente, desde o início da Revolução Industrial, houve uma grande mudança neste ciclo que permaneceu por muito tempo estável com a liberação do gás na atmosfera sendo compensada pela absorção das plantas e assim sucessivamente. Com o aumento dos níveis de consumo e a industrialização, tendo como consequência a crescente utilização de combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo utilizados em termelétricas e veículos automotivos, a emissão de gás carbônico tem aumentado de forma significativa. Em consequência disso, acontece o Efeito Estufa, que traz grandes problemas ao mundo como a elevação gradativa da temperatura média global, por exemplo.


Reportar erro