Cinética química

Embora passe despercebido por muitos, somos cercados por reações químicas. Vemos reações químicas quando dissolvemos uma pastilha efervescente em um copo de água, ou…


Embora passe despercebido por muitos, somos cercados por reações químicas. Vemos reações químicas quando dissolvemos uma pastilha efervescente em um copo de água, ou quando digerimos um alimento. No entanto, nem toda reação química ocorre ao mesmo tempo: a pastilha efervescente, por exemplo, se dissolve em segundos; enquanto o processo digestivo leva horas para ocorrer. Outras reações podem ser mais rápidas ou mais lentas, e alguns fatores podem influenciar a velocidade com que elas ocorrem. O ramo que estuda essa área da Química é a cinética química.

Cinética química

Foto: Reprodução

Para entender melhor, veja alguns exemplos de reações químicas e o tempo que elas levam:

  • A formação de rochas ou rochedos: milhões de anos;
  • A queima de uma vela: algumas horas;
  • A formação de ferrugem: alguns anos;
  • Uma explosão: poucos segundos.

Qual a importância da cinética química?

A não ser que sofra interferência externa, uma reação química não deixará de ocorrer. No entanto, por algum motivo, pode-se desejar que sua evolução seja mais rápida ou mais lenta. Por exemplo, um processo de formação de ferrugem pode ser adiado caso seja aplicado antiferrugem no local esporadicamente, de forma pouco efetiva (o que anularia totalmente a ferrugem).

Cabe a cinética química estudar que fatores influenciarão o tempo das reações químicas. Sabe-se que as reações são conjuntos de fenômenos, nos quais substâncias reagirão entre si, originando assim diversos e diferentes compostos.

Fatores que podem influenciar a velocidade de uma reação química

O que determina a velocidade na qual se concluirá uma reação química pode ser definido através do que a ciência chama de leis empíricas – ou leis da velocidade. A partir de diversos fatores, elas conseguem deduzir o tempo estimado. Os fatores podem ser:

  • Temperatura: Quanto maior a temperatura do ambiente, mais rápida a velocidade da reação química. Isso ocorre porque a temperatura alta aumenta também a energia cinética das moléculas. Esse fenômeno pode ser observado quando aumentamos a chama do fogo durante o cozimento de um alimento, automaticamente ele cozinhará mais depressa.
  • Concentração de reagentes:A velocidade da reação também é alterada pela quantidade de reagentes ali concentrados, pois quanto maior a concentração de substâncias reagentes concentradas, mais rapidamente ocorrerá a reação química.
  • Pressão: Em um sistema gasoso, se a pressão for aumentada, a velocidade da reação também será agilizada.
  • Superfície de contato:Um comprimido efervescente se dissolverá mais rápido se estiver triturado do que inteiro. Isso ocorre porque ao estar triturado, aumentou-se a superfície de contato dele que reagirá com a água, e consequentemente aumentará a velocidade da reação.

Reportar erro