Círculos nas plantações

Entenda o que são os círculos que aparecem em plantações e que servem de inspiração para filmes de extraterrestres; confira as teorias


O termo círculos nas plantações é usado para referir-se às formas geométricas que são encontradas em grandes áreas de colheita, os agroglífos. O fenômeno foi observado pela primeira vez na década de 1970, na Inglaterra, fato que fez com que o fenômeno também ficasse conhecido como Círculos Ingleses. Diversos outros casos foram registrados ao redor do mundo.

O fenômeno, no entanto, somente ganhou mais destaque na mídia quando um fazendeiro do Condado de Wilrshire, na Inglaterra, descobriu três círculos com 18 metros, cada, em sua plantação de aveia. Tanto a mídia quanto os ufólogos foram à região para fazer suas considerações e relatar o caso ao mundo.

Nos anos 90, esses círculos tornaram-se atrações turísticas, e tinham um alto número de ocorrência: somente na Europa surgiram 500 desses.

Círculos nas plantações

Foto: Reprodução/ internet

Características

O fenômeno pode ser melhor observado de cima, pois assim é possível notar com maior clareza as formas geométricas presentes nas plantações. As formações são feitas com a dobra do caule das plantas que, normalmente, são centeio, milho, canola, cevada ou trigo.

As bordas dos desenhos são perfeitas, dando a impressão de que realmente foi feito com o uso de máquinas. Em alguns casos, os desenhos são bastante simples, em outros, mais complexos.

Aparecendo em diversos lugares do mundo, os desenhos e formas geométricas têm sido registrados constantemente, mas, atualmente, os locais em que se registram as ocorrências são 12, incluindo o Brasil. Nos últimos anos, teoricamente, o fato foi registrado nos estados de São Paulo e Santa Catarina.

Na Inglaterra, no entanto, acontecem os fatos mais famosos e com maior repercussão. Em 2001, inclusive, aconteceu o caso famoso da Mensagem de Arecibo, em que os círculos encontrados serviriam como uma resposta a uma mensagem que foi enviada anteriormente em direção ao conglomerado estrelar da Galáxia de Andrômeda.

Explicações

Diversas explicações, como é de se esperar, foram dadas para o fenômeno, de forma a compreendê-lo. Popularmente, esse fenômeno é visto como atividade de seres alienígenas, identificando a área onde eles pousariam as naves. Essa teoria é, inclusive, usada em diversos filmes, desenhos e livros que acabaram fortificando-a.

Mesmo que hajam teorias para explicar o fenômeno, os Círculos nas Plantações ainda são um mistério, um caso de difícil explicação.

Outra consideração sobre esses casos gira em torno de uma teoria que afirma que os círculos são criados por correntes pequenas de redemoinhos que são denominados vórtices. Essas são comuns em regiões de áreas montanhosas, como as do sul da Inglaterra. A dúvida, no entanto, continua. Como os ventos trariam círculos tão perfeitos às plantações?


Reportar erro