Clima desértico

Também conhecido como clima árido, o clima desértico é típico de regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo. Caracterizado por poucas chuvas e…


Também conhecido como clima árido, o clima desértico é típico de regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo. Caracterizado por poucas chuvas e grande amplitude térmica, o clima desértico acontece em áreas tropicais e temperadas como no norte da África (Saara), Oriente Médio (Neguev), oeste dos Estados Unidos e norte do México (Sonora), litoral do Chile e do Peru (Atacama), Austrália (Gibson), sudoeste da África (Kalahari) e noroeste da Índia (Tar).

Clima desértico

Foto: Reprodução

Características gerais do clima desértico

Como foi dito anteriormente, o clima é caracterizado pela baixa presença de chuvas (que chega a, no máximo, 250 mm anuais) e pela grande variação das temperaturas (de noite pode chegar a -5°C e durante o dia a 45°C). O clima é quente e bastante seco, o solo é árido e a flora seca e esparsa e, em alguns desertos, é possível que haja ausência de chuva durante anos.

As temperaturas, durante a noite, caem drástica e rapidamente, e durante o dia, por serem regiões de alta pressão, a insolação muito intensa faz com que a temperatura se eleve muito rapidamente. Esse clima normalmente ocorre entre as latitudes de 15° e 30° e as regiões possuem baixa umidade do ar que, durante o ano, atinge uma média de 30%.

Categorias

O clima desértico, apesar das características gerais, pode ser dividido em duas categorias que são caracterizadas pela amplitude térmica e a localização:

  • Clima desértico quente

O clima desértico quente, diferente do frio, nunca alcança temperaturas inferiores aos 0°C durante a noite. Além disso, são encontrados normalmente em regiões na costa ocidental dos continentes e se estendem até o litoral. São elas: Norte do México, Norte da África, Sudoeste dos Estados Unidos, Arábia, Irã, Paquistão, interior da Austrália, Sudoeste da África do Sul, litoral do Peru e Chile.

  • Clima desértico frio

Ao contrário da outra categoria, o clima desértico frio, durante a noite, chega a ficar abaixo de 0°C e pode até nevar. É encontrado apenas no interior dos continentes e rodeado por altas montanhas. Podemos encontrar esse tipo de clima na Mongólia, Turquestão, Grande Bacia do Oeste dos Estados Unidos e Montanhas Rochosas.

Fauna e Flora

A reputação que os desertos têm, é de que há pouca vida que se sustente na região. No entanto, os desertos abrigam mais animais noturnos que se escondem durante o dia. Os animais que vivem nessas regiões são répteis, como serpentes e lagartos, alguns insetos e animais roedores, como os ratos-cangurus.

Com frequente formação de dunas, as paisagens possuem um desenvolvimento baixo do solo e uma escassez de vegetação, que é basicamente constituída de gramíneos e pequenos arbustos, crescendo apenas em lugares em que a água, escassa, pode se acumular.


Reportar erro