Clima subtropical

Característico de áreas geográficas ao sul do Trópico de Capricórnio e ao norte do Trópico de Câncer, o clima subtropical é um clima que…


Característico de áreas geográficas ao sul do Trópico de Capricórnio e ao norte do Trópico de Câncer, o clima subtropical é um clima que marca a transição entre os climas tropicais. Com características de latitudes menores que possuem temperaturas maiores, e de latitudes maiores que possuem temperaturas menores, o clima subtropical tem as quatro estações bem definidas.

Clima subtropical

Foto: Reprodução

Características

Em regiões com este clima, é comum ter as quatro estações do ano bem demarcadas com suas principais características. O verão tem temperaturas em torno de 22°C, com alta taxa de precipitação, e normalmente é um período curto; com temperaturas entre 0°C e 10°C, o inverno é bem úmido devido à alta precipitação; No outono, é comum que as precipitações sejam ocasionadas por tufões e furacões; e na primavera, as temperaturas são mais amenas, da mesma forma que as chuvas. A umidade relativa do ar, nas regiões de clima subtropical, ficam entre 60% e 85%, e o índice pluviométrico anual – que mede as chuvas – fica entre 500 e 1000 milímetros, caracterizando uma quantidade moderada de chuvas.  Durante o inverno, nestas regiões, é comum ainda a ocorrência de geadas, principalmente nas regiões mais altas.

Locais de ocorrência

O clima subtropical é encontrado em locais como no sul da América do Norte, sudeste da América, regiões do centro, norte e sul do continente africano, sudeste da China, norte da Índia, Austrália e Península Arábica. O Brasil tem algumas regiões com este tipo de clima.

Ocorrência no Brasil

O clima subtropical, no Brasil, compreende o sul do estado de São Paulo, quase todos os estados da Região Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul -, além do extremo sul do Mato Grosso do Sul.

As características deste clima no Brasil, envolvem temperaturas médias anuais abaixo de 21°C, e a amplitude térmica fica entre 9°C e 13°C. O inverno é mais frio, com nevadas ocasionais, e o verão mais ameno em regiões com maior altitude. Já nas regiões mais baixas, a neve é rara, ou nunca registrada. No entanto, as geadas atingem qualquer região deste clima. É difícil caracterizar uma estação do ano seca, uma vez que a incidência de chuvas anual entre 1000 mm e 2000 mm é bem distribuída durante todo o ano.

Nestas regiões, a vegetação varia de acordo com a altitude, sendo comum em regiões mais altas a presença de bosques de araucárias. Em planícies, são comuns os campos, onde existem vegetações rasteiras de gramíneas, denominadas pampas.


Reportar erro