Clima temperado

Chamamos de clima temperado aquele que é característico das regiões central da Europa, sudeste da Austrália, litoral sul da América do Sul, nordeste da…


Chamamos de clima temperado aquele que é característico das regiões central da Europa, sudeste da Austrália, litoral sul da América do Sul, nordeste da China, norte do Japão e parte do Oriente Médio.

Principais características

Entre as principais características gerais do clima temperado, estão os verões moderados e invernos frios. Além disso, o índice pluviométrico, ou seja, aquele que mede a quantidade de chuvas, varia entre 1500 mm e 2000 mm, sendo essa uma média anual. A umidade relativa do ar, durante o inverno, fica em uma média de 80%, e no verão aumenta para aproximadamente 90%. Apesar de cada um dos tipos (que serão citados a seguir) apresentar características mais específicas, podemos dizer que no inverno, as temperaturas médias ficam em torno de -2°C, e no verão em torno de 15°C.

Clima temperado

Foto: Reprodução

Tipos de clima temperado

O clima temperado afeta diversas regiões do mundo, e pode ser dividido em três tipos diferentes:

  • Clima temperado mediterrâneo: característico da costa do Mar Mediterrâneo, Grécia e Itália, o clima temperado mediterrâneo apresenta uma estação do ano seca, normalmente o verão, temperaturas altas, mas a amplitude térmica anual é baixa. O inverno, nas regiões afetadas por esse clima, possui temperaturas amenas e clima úmido, mas as temperaturas nunca chegam a menos de 8°C. Sua faixa de atuação é nas regiões situadas entre as latitudes 30° e 40°;
  • Clima temperado continental: comum em regiões como Argentina, centro-oeste dos Estados Unidos, norte da Coréia e da China, centro do Japão e norte da Itália, ao contrário do mediterrâneo, o clima temperado continental apresenta uma grande amplitude das temperaturas, já que não sofre influência dos oceanos. O verão tem temperaturas de até 22°C e o inverno até 0°C, e a precipitação é distribuída durante todas as estações do ano. A região afetada por esse clima está localizada em latitudes superiores a 45°;
  • Clima temperado oceânico: as precipitações deste clima são abundantes e distribuídas nas estações do ano, no entanto o outono e o inverno apresentam taxas maiores. O verão tem temperaturas em torno de 15°C e 20°C e o inverno temperaturas acima de 5°C. Esse clima é característico da região ocidental da Europa, litoral sul do Chile, noroeste dos Estados Unidos, sudoeste do Canadá, sueste da Oceania e parte da África do Sul. O clima temperado oceânico afeta regiões que estão entre as latitudes 45° e 55°.

Reportar erro