Clima tropical

Possuem o clima tropical os locais de regiões intertropicais que são megatérmicas – com temperatura elevada o ano todo, acima de 18 ºC-. Situam-se…


Possuem o clima tropical os locais de regiões intertropicais que são megatérmicas – com temperatura elevada o ano todo, acima de 18 ºC-. Situam-se próximas aos trópicos de Câncer e de Capricórnio.

Esse clima é uma faixa de transição entre o equatorial e o desértico, apresentando alterações nas características. Há regiões que têm boa distribuição de chuvas e outras não, estas sendo as mais próximas dos trópicos.

Clima tropical

Foto: Reprodução

Divisões do clima tropical

De acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger – utilizada na Geografia e na Ecologia –, esse clima pode ser dividido em:

Af: é o chamado clima equatorial, tropical de floresta ou equatorial úmido. Tem alta pluviosidade, com sua precipitação média mensal é superior a 60 mm por todo o ano e é o clima de regiões situadas próximas a linha do Equador, sendo caracterizada por estações anuais não definidas. Há pouca diferença de precipitação ao longo do ano, podendo acontecer dois máximos. Seus verões são característicos por serem quentes e úmidos e seus invernos com temperaturas baixas. Esse clima atua em grande parte da América do Sul – grande parte do Brasil também-, parte da África do Sul  e no norte da Austrália.

Aw e As: é p clima tropical úmido e seco ou tropical de savana. Seu clima é seco, com precipitação média mensal é menor do que 60 mm. É comum de países como o México e como a Austrália. Pode ser subdividido em:

Aw: ocorre em época de sol mais baixo, com dias menos duradouros. O “w” vem da palavra winter, que é inverno em inglês.

As: ocorre em época de sol mais alto, com dias mais duradouros. O “s” vem da palavra summer, que significa verão em inglês.

Am: é conhecido como clima tropical de monção ou clima monçônico. Há precipitação menor do que 60 mm e há monções quando ocorre a precipitação máxima. Os ventos das monções mudam de direção quando muda de estação de ano. É muito comum no sul da Ásia e leste da África, principalmente na Índia, na Quênia e no Sri Lanka.

Existem algumas regiões que seu clima é tão baixo que não é considerado como tropical. Isso devido a altitude, as correntes marítimas e a movimentação de massas de ar. São os climas:

Cwa: o tropical de altitude. É parecido com o tropical de savana, ocorrendo as vezes geada. É característico em Campo Grande ( Mato Grosso do Sul) e em Quito (Egito).

Em: ocorre onde existe grandes altitudes e não apresenta muita variação térmica durante as estações do ano. É característico na Cordilheira dos Andes.


Reportar erro