Clonagem animal

A clonagem, nada mais é, do que o desenvolvimento de uma cópia idêntica geneticamente de um indivíduo. Como exemplo de clonagem, mas natural, podemos…


A clonagem, nada mais é, do que o desenvolvimento de uma cópia idêntica geneticamente de um indivíduo. Como exemplo de clonagem, mas natural, podemos citar os gêmeos univitelinos, que são idênticos, gerados a partir da divisão de um embrião. No ano de 1996, a equipe de cientistas do escocês Ian Wilmut desenvolveu a primeira clonagem animal, que foi anunciada oficialmente em 1997: Dolly, a ovelha. Ela foi o primeiro clone animal mamífero adulto do mundo. Um clone, é uma cópia exata de um animal ou planta que carrega, inclusive, os defeitos do indivíduo clonado.

Clonagem animal

Foto: Reprodução

A clonagem em humanos

Na teoria, a clonagem de humanos é possível, mas como é uma tecnologia ainda muito recente, o processo ainda não é seguro. Quando desenvolveram Dolly, a ovelha clonada, precisaram de outras 277 tentativas falhas anteriormente. Atualmente encontramos muitos animais clonados, dezenas de testes deram certo, mas quase todos os animais nascidos desse processo têm a saúde frágil.

Os riscos da clonagem em humanos

A clonagem oferece riscos uma vez que, dos 100 primeiros embriões clonados implantados em mães de aluguel, quase todos serão abortados espontaneamente devido às anomalias físicas ou genéticas. Apenas três ou quatro poderão sobreviver, e em sua maioria nascerão com 6,5 kg, e morrerá nos primeiros dias de vida em decorrência de problemas cardíacos, circulatórios, pulmões subdesenvolvidos, diabetes ou ainda insuficiências imunológicas. Essas conclusões são baseadas em todas as experiências realizadas em animais e seus resultados.

Clonagem no Brasil

Pesquisas realizadas no Brasil, trouxeram ao mundo o primeiro mamífero brasileiro clonado, a bezerra Vitória. A experiência, conduzida por Rodolfo Rumpf da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, teve seu anúncio feito em março de 2001. Fora do grupo dos países ricos, o Brasil foi o primeiro a produzir um mamífero clonado.

Métodos de clonagem

Existem basicamente dois métodos de clonagem. O primeiro método se dá por meio da divisão das células de um embrião no estágio inicial de multiplicação celular, ou pela substituição do núcleo de um óvulo por um núcleo de uma célula de um indivíduo existente. Esse processo é semelhante ao da geração natural dos gêmeos univitelinos, que são originados por meio de um mesmo óvulo e um mesmo espermatozoide.

O segundo método é feito por meio da reprodução assexuada de um indivíduo igual a um outro previamente existente, decorrente da substituição do material nuclear. A técnica, denominada duplicação, foi proposta na teoria pelo Prof. Hans Speman, no ano de 1938. Em 1952, com essa técnica, os Drs. Robert Briggs e Thomas J. King do Instituto Carnegie/Washington – EUA, clonaram rãs.


Reportar erro