Colonização francesa

Quando e como se deu a colonização francesa? A França participou tardiamente, quando comparada às nações ibéricas, do processo de colonização do continente americano.…


Quando e como se deu a colonização francesa?

A França participou tardiamente, quando comparada às nações ibéricas, do processo de colonização do continente americano. O atraso se deu devido à falta de interesse do Estado em expandir seus territórios, além dos desentendimentos entre a Coroa e a classe burguesa. Com graves problemas internos, a França, no século XVI, organizou algumas expedições que objetivavam a América por meio de saques e ataques às possessões luso-espanholas. Desde o início da colonização, os franceses chegaram ao Brasil, no litoral, com intenção de contrabandear madeiras, plantas e animais. Houveram tentativas de ocupação de áreas de colonização ibérica que foram repreendidas entre os séculos XVI e XVII.

Colonização francesa

Foto: Reprodução

Entre os anos de 1534 e 1535, Jacques Cartier explorou e ocupou o território da foz do rio São Lourenço, nomeando como Nova França. Além disso, em 1555, o país ocupou uma região pequena do litoral do Rio de Janeiro, que ficou conhecida na época como França Antártica. A força colonial portuguesa, no entanto, em 1567, liderada pelo Governador Geral Mem de Sá derrotou os colonos franceses.

No ano de 1608, com o reinado de Henrique IV sob a dinastia dos Bourbons, foi criada a Companhia Comercial Nova França e, a partir desse período, ainda em 1608, as terras do Canadá começaram a ser ocupadas por Samuel de Champlain e de Monts, que fundou a cidade de Quebec. Nessa cidade, iniciou-se o comércio de peles de forma intensa com os indígenas algonquinos. Já em 1642, Montreal foi fundada por missionários católicos e, 31 anos depois, em 1673, a região dos Grandes Lagos recebeu os jesuítas, que descobriram a foz do Mississipi. Por meio dessa descoberta, foi anexado um extenso território alcançando a nascente do rio por Robert de Cabellier de la Salle e, a partir disso, surgiu a Luisiana.

O Sucesso da Colonização

Apesar de várias tentativas de colonização das américas, a França só obteve sucesso a partir do século XVII e, como exemplo, podemos citar o Haiti que continuou sendo uma colônia francesa até 1791, quando declararam sua independência. A exploração dos franceses nessa região foi em torno dos produtos agrícolas, e a colônia era baseada em uma economia de plantation com latifúndios e mão de obra escrava. Na América do Norte, a França dominou o Quebec – atual Canadá, Louisiana, Golfo do México e Mississipi.

Declínio da colonização francesa

O declínio dos desejos colonizadores da França se deu com a falta do patrocínio do governo quanto aos projetos de conquistas territoriais. Além disso, houve a Guerra dos Sete Anos, que aconteceu entre 1756 e 1763, onde a França foi derrotada pela Inglaterra. O conflito contribuiu também para o declínio e em seguida foi elaborado o Tratado de Paris, que decretava que o Canadá, parte das Antilhas Francesas e a região leste do Rio Mississipi seriam entregues aos ingleses. Louisiana também foi entregue, mas aos espanhóis.


Reportar erro