Comemoração do Dia de Santo Expedito

O dia dele é 19 de abril. Saiba quem foi Santo Expedito e como ele ganhou esse título na liturgia Católica sendo um dos mais queridos santos até então


Na crença cristã, pouco se sabe sobre a origem do Santo Expedito. Acredita-se que Expedito tenha sido o chefe da Legião Romana numa das províncias do que hoje é a Arménia. Ocupou esse alto posto militar porque o imperador Diocleciano, até então, mostrara-se favorável aos cristãos, confiando-lhes posições chaves na administração e no exército.

Ele esteve supostamente à frente de uma das mais gloriosas legiões, encarregada de guardar as fronteiras orientais do império Romano contra as investidas dos povos bárbaros oriundos da Ásia. Era bem quisto pelos seus pares, sendo admirado pela presteza e prontidão com que agia e se portava tanto no cumprimento de seu dever de estado quanto na defesa da religião cristã. Ele teria vivido durante o século IV.

Um fiel cristão

Acredita-se que Expedito teria sido martirizado e condenado à morte na guilhotina por não renegar a fé cristã, em 19 de abril de 303 d.C. Nos dias atuais, os fiéis católicos participam de missas especiais e procissões em homenagem a Santo Expedito.

Na umbanda, o dia 19 de abril é celebrado como o Dia de Logunedé, que é a representação mística sincretizada pela Igreja Católica como Santo Expedito.

Comemoração do Dia de Santo Expedito

Imagem: Reprodução/ YouTube

19 de abril: Dia de Santo Expedito

Marcando o dia em que Expedito teria morrido, o 19 de abril é comemorado anualmente como Dia de Santo Expedito. Ele ganhou valor na comunidade católica por ser o “Santo das Causas Justas e Urgentes” e é muito homenageado.

Curiosidade: Caixa de relíquias

Historiadores especulam que o nome Expeditus (Expedito) pode ser uma corruptela de Elpidius. Outra hipótese levantada é de que o nome seria uma derivação de spedito, palavra inscrita numa caixa com relíquias de um santo desconhecido, retiradas das catacumbas de Roma e enviada a Paris no século XVII.

A inscrição na caixa foi interpretada como se fosse o nome do santo e passou-se a divulgar sua devoção, latinizando o nome para Expeditus. Todavia, spedito em italiano significa “enviado” ou “rápido”, e pode significar apenas que a caixa fora marcada como despachada ou que devia ser enviada com presteza à sua destinação final. Convém salientar, ademais, que expeditus era uma categoria militar do exército romano, correspondente ao soldado da infantaria ligeira, e daí pode ter derivado seu nome.


Reportar erro