Como e de que são feitas as medalhas olímpicas?

Todo atleta sonha em ganhar medalha, seja ela de ouro, prata ou bronze. Mas será que ela é feita desses materiais?


Um olhar de alguém que a ficha ainda não caiu, um sorriso de canto a canto e uma emoção que contagia qualquer um.

Quem acompanha as Olimpíadas sabe que essas são as descrições de quem sobe ao pódio e segura a tão sonhada medalha, seja de ouro, prata ou bronze.

Mas será que as famosas medalhas são realmente feitas desses materiais?

Convenhamos que para o atleta que conseguiu subir no pódio, pouco importa o preço ou de que é feito o prêmio.

A preciosidade da medalha está no reconhecimento e simbolismo que ela carrega, nem só de ouro se faz um campeão.

Como e de que são feitas as medalhas olímpicas

Foto: depositphotos

As medalhas olímpicas sempre existiram?

As Olimpíadas são competições que existem desde Antes de Cristo. E foi na Grécia Antiga, em 776 a.C que o vencedor da corrida (até então única modalidade) ganhava uma coroa de ramos de oliveira em forma de colar ou de ferradura como prêmio.

As medalhas passaram a ser aderidas como premiação somente em 1904 e virou o que hoje conhecemos como: ouro para o primeiro lugar, prata para o segundo e bronze para o terceiro.

De que é feito a medalha olímpica

Logo quando as medalhas passaram a ser o símbolo das vitórias, seu material era feito de ouro maciço. Mas a última vez que isso aconteceu foi nas Olimpíadas de Estocolmo em 1932. Desde então a medalha de ouro, por exemplo, é somente banhada pelo valioso metal.

As medalhas são produzidas na Casa da Moeda e o Comitê Olímpico Internacional possui algumas regras básicas na criação delas.

Por exemplo, elas têm que ter um formato circular e possuir 60 mm de diâmetro e 3 cm de espessura. Além disso, as de ouro e prata tem que possuir, pelo menos, 92,5% de prata e obrigatoriamente 6 g de ouro.

Deixando o significado e simbolismo de lado e colocando um preço nas medalhas, é como se os prêmios de ouro e prata tivessem o valor praticamente igual.

Já as medalhas paralímpicas possuem uma livre criação. E essa liberdade resultou em uma maravilhosa ideia de colocar sons nas medalhas, pensando principalmente nos atletas com deficiência visual.

Quanto mais valiosa for, melhor se ouve o barulho dela.

Quantas medalhas foram produzidas para as Olimpíadas 2016

Ao total foram produzidas 5.130 medalhas; sendo mais da metade produzidas, especialmente, para os Jogos Paralímpicos.

Fazendo jus a um dos lemas do Jogos Olímpicos de 2016, as medalhas tiveram como marca a sustentabilidade. 30% do material dela foi feito a partir de materiais recicláveis, como placas de raio X, espelhos, peças de carros e garrafa pet.


Reportar erro