Como estudar para concurso público de forma proveitosa

Para aproveitar o momento de estudo para concurso público, é preciso ter material adequado, um plano de estudos eficiente e foco


Estudar para um concurso público não é tão simples, pois é necessário foco, concentração, disciplina, material adequado e a criação de um plano de estudos eficiente, o que pode variar de pessoa para pessoa.

Existem algumas dicas que podem auxiliar todos aqueles que estão desejando conquistar uma disputada vaga em um cargo público.

Neste artigo, confira algumas dicas para estudar para concursos públicos de forma proveitosa.

Dicas para se sair bem na preparação para concurso público

Como estudar para um concurso público de maneira proveitosa? Essa é uma dúvida de todos que desejam conquistar o tão desejado emprego na área pública.

Como estudar para concurso público de forma proveitosa

Foto: depositphotos

Muitas pessoas ainda se perguntam se estudar em casa é suficiente ou a melhor opção é se matricular em um curso preparatório presencial.

Se você prefere estudar sozinho em casa, saiba que, além do material físico, como apostilas e DVDs, poderá encontrar um vasto material gratuito à sua disposição na internet, como vídeos no YouTube e materiais em PDF.

A vantagem de estudar em casa é que você poderá preparar o seu próprio ciclo de estudos, baseando-se em seu ritmo e nas matérias em que possui mais dificuldade. Além disso, você não perderá tempo com deslocamentos.

Confira a seguir algumas dicas para se sair bem na tarefa de se preparar para concursos públicos:

Consulte os editais antigos

O edital de muitos concursos costuma sair apenas 90 dias antes da prova. Para adiantar o processo, você pode consultar editais antigos como referência, adiantando os seus estudos. E, quando sair o edital do seu concurso, revise cuidadosamente a lista de temas exigidos.

Prestar atenção à banca examinadora

Muitas pessoas gostam de treinar com provas antigas, mas você deve buscar pelos testes elaborados pela banca examinadora envolvida no concurso que você vai prestar. As principais bancas do Brasil são a FCC, Cespe, Vunesp, Cesgranrio e FGV. Para estudar de forma mais direcionada e específica, é preciso ter em mente que cada uma das bancas examinadoras possui o seu estilo, o seu tipo de cobrança e a sua forma de pontuar.

Criar um plano de estudos

Estudar aleatoriamente, sem se organizar, ainda é um erro que muitos concurseiros cometem, principalmente os novatos. É importante criar um roteiro definido para as próximas semanas e meses. São muitos os conteúdos exigidos e você precisa cobrir todos eles. Por isso, é preciso estratégia, planejamento e metodologia.

Uma boa dica é estudar duas matérias diferentes por dia, começando com a que você menos gosta. Dessa maneira, quando você estiver mais cansado, poderá lidar com um conteúdo com o qual tem mais afinidade. Lembre-se que todas as disciplinas são igualmente importantes para a prova! A definição de um horário fixo do seu dia para se dedicar aos estudos é outro fator muito importante para obter sucesso.

Escolher o material certo

Para escolher o material certo de estudo, você precisa se autoanalisar: Você é capaz de estudar apenas lendo? Ou aprende melhor ouvindo e/ou assistindo alguém falar sobre o tema? É fundamental ter materiais completos e de fácil compreensão para não desanimar com os estudos.

Fazer pausas e descansar

Abrir completamente mão do lazer não é recomendado. Estudar demais também não é proveitoso, então você precisa de pausas após horas lendo e fazendo exercícios.

Dormir bem – entre 7 e 8 horas por noite -, praticar atividades físicas, manter a boa alimentação e se divertir com os amigos e familiares também são fatores importantes quando almejamos passar em um concurso público.


Reportar erro