Como fazer um discurso de agradecimento

Existem momentos na vida em que é preciso agradecer em público. O que pode parecer difícil, vai ficar fácil com essas 7 dicas


A vida nos reserva muitas coisas boas: metas alcançadas, estudos concluídos, trabalhos almejados, família, reconhecimento, amigos e pessoas especiais que passaram por nosso caminho deixando um rastro de força e positividade.

Em datas especiais, ou situações extraordinárias, é chegada a hora de agradecer por tudo e todos que, de alguma maneira, contribuíram para que você chegasse onde está.

Como se preparar? De que forma falar tudo que precisa? É necessário ser justo e não esquecer de quem merece seu agradecimento durante um discurso. Compilamos as 7 principais dicas para você se sentir seguro na hora de mandar o recado:

Como fazer um discurso de agradecimento

Foto: depositphotos

1 – Suas conquistas não são apenas suas

Faça uma lista com o nome de pessoas que devem receber seu agradecimento. Desde as que deram apoio moral, até as que gastarem tempo e esforço para te ajudar. Vão existir pessoas que você realmente quer que apareçam nessa lista, assim como vão ter que constar as que, por educação, também devem constar.

2 – Introduza seu texto recordando e refletindo

No começo do discurso, faça uma breve lembrança das dificuldades que foram superadas para estar ali. Faça também uma reflexão pessoal sobre sua jornada. As pessoas gostam de ouvir histórias de superação e se sentirão ainda mais felizes por você.

3 – Enalteça quem realmente merece

Durante seu texto, procure dar mais destaque às pessoas que foram fundamentais para você chegar a esse momento de destaque. Ao lado dos nomes dessas personalidades escreva palavras-chaves que as definam na sua trajetória.

4 – Há espaço para descontração

Você pode contar piadas e ser engraçado. Relembrar coisas divertidas que te levaram até ali. Mas se você exagerar, correrá o risco de parecer debochado exageradamente consigo e com as pessoas supracitadas no discurso.

5 – Seja humilde, mas não exagere

Agradecer já é grande prova de humildade. Evite dizer que não merece tais honrarias, pois as pessoas que te escolheram acreditam que você está no lugar certo. Humildade demais pode soar menosprezo pelo julgamento dos que estão te homenageando.

6 – Finalizando

Discursos são naturalmente muito parecidos, então tente ser memorável dando um toque especial. Imprima sua personalidade no texto. Use sua intuição. Não esqueça de mais uma vez deixar uma reflexão positiva e agradecer novamente quem, na sua concepção, merece se relembrado.

7 – Calculando o tempo do discurso

A ocasião vai ditar o tamanho do seu discurso. Se não for da sua personalidade falar muito, tudo bem – as pessoas que estarão te ouvindo entenderão. Mas você pode surpreender, não pode?! Use sua avaliação para saber se deve se estender ou ser mais direto!

• Para isso você pode ler o seu discurso enquanto grava no celular. Por meio deste recurso, você irá encontrar erros de tempo e pontuação do texto e, de quebra, saber exatamente quanto tempo passará discursando.


Reportar erro