Como fazer uma boa introdução?

Todo texto para que seja considerado, de fato, bom e atraente precisa, sobretudo, de uma boa abertura, de um começo cativante, criativo. Tais aspectos…


Todo texto para que seja considerado, de fato, bom e atraente precisa, sobretudo, de uma boa abertura, de um começo cativante, criativo. Tais aspectos são determinantes para que o leitor se prenda naquela leitura e se sinta interessado a seguir até o final do texto.

De tal modo que construir uma boa introdução para uma redação é fator indispensável para que esta configure um texto sedutor e completo. Iniciar um texto se utilizando de expressões como “hoje em dia”, “atualmente”, “antigamente”, “em tempos passados”, entre outras, pode torná-lo pobre e pouco atraente.

Começando um texto de forma criativa

Confira a seguir alguns exemplos criativos para dar o pontapé inicial em uma redação.

Tese na abertura

Mais comum entre os estilos de dar início a uma boa redação, sobretudo em vestibulares e concursos, a apresentação de tese consiste no escritor do texto expor o ponto de vista que virá a ser exposto e sustentado perante argumentos durante o desenvolvimento e conclusão da redação.

Citação/provérbio a ser defendido ou contradito

Abrir um texto citando um provérbio popular ou citação/declaração e adiante confirmar ou contradizer o mesmo é um método bastante criativo e atraente, uma vez que desperta no leitor a curiosidade pela discussão proposta logo no começo da redação.

Narrando um fato

Começar um texto dissertativo com a narração de um fato, acontecimento ou situação promove a aproximação entre a realidade de quem está lendo com o tema discutido na redação. Ou seja, isso fará com que a atenção do leitor seja despertada.

Como fazer uma boa introdução?

Foto: Reprodução

Lançar questionamento

Ao lado da abertura com tese, a de lançar um questionamento está entre as mais utilizadas por candidatos em vestibulares e concursos. Isso desperta no leitor a continuidade da leitura do texto para que, no decorrer do mesmo, ele possa encontrar a resposta para o questionamento proposto no início.

Acontecimento histórico e/ou dados históricos

Esse método faz com o leitor relembre e compare acontecimentos passados com a atualidade. Esse estilo compreende uma espécie de possibilidade de situar no tempo aquele que lê o texto.

Dados estatísticos

Começar um texto apresentando com dados estatísticos é uma forma de situar o leitor na realidade. Além disso, esse estilo de escrita torna a introdução concreta, respaldada e embasada em informações importantes e fatídicas.

Exemplo nota mil

Confira abaixo o exemplo de uma boa introdução de redação. O trecho foi extraído da redação da jovem Larissa Freisleben, texto o qual obteve nota mil no Enem 2014. A estudante intitulou sua redação de “Publicidade infantil: perigoso artifício”.

Uma criança imitando os sons emitidos por porcos já foi atitude considerada como falta de educação. No entanto, após a popularização do programa infantil “Peppa Pig”, essa passou a ser uma cena comum no Brasil. O desenho animado sobre uma família de porcos falantes não apenas mudou o comportamento dos pequenos como também aumentou o lucro de uma série de marcas que se utilizaram do encantamento infantil para impulsionar a venda de produtos relacionados ao tema. Peppa é apenas mais um exemplo do poder que a publicidade exerce sobre as crianças.


Reportar erro