Como fazer uma redação com coerência no Enem

A redação é um dos pontos mais importantes na avaliação do Enem. O segredo é seguir as exigências feitas pela banca avaliadora


A redação é um dos pontos mais importantes na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ter um bom texto faz total diferença no resultado final da prova.

Primeiramente, se desapegue da ideia de que não é todo mundo que consegue escrever. O segredo para conseguir uma boa nota é seguir as exigências feitas pela banca avaliadora.

Primeiramente fique atento para a estrutura do seu texto. Ele precisa ter, na sequência, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Como fazer uma redação com coerência no Enem

Foto: depositphotos

Estrutura textual

Introdução

Sua introdução precisa ser direta, simples e objetiva. Ela servirá como uma espécie de “guia” para o restante do seu texto. Você pode inciá-lo apresentando a tese, trazendo um dado ou fato histórico.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte mais precisa da redação. A missão desta parte do texto é provar o seu ponto de vista. A introdução deve ser feita de forma curta, com poucas frases e cada uma delas será explicada no desenvolvimento.

Conclusão

No parágrafo de conclusão, o autor deve reafirmar a tese. E você não pode esquecer de apresentar uma proposta de solução ao tema.

Coesão e Coerência

Além da estrutura da redação, seu texto também precisa apresentar outros aspectos. Um deles é a coesão e coerência. É preciso que haja uma ligação e harmonia entre as frases e parágrafos. É necessário ainda que as ideias da redação sigam sempre com uma mesma lógica, sem que haja distorções.

Ortografia

Uma das exigências mais cobradas na redação diz respeito à ortografia. Fique atento para não cometer erros de português no seu texto. A melhor forma de garantir isso é praticar sempre a escrita e ler bastante.

Citações

Fugir do óbvio e apresentar ideias e propostas criativas também é uma forma de, literalmente, ganhar pontos com a banca avaliadora. Procure também fazer citações de filósofos, cientistas e intelectuais no geral relacionadas ao tema. Isso pode ser um grande diferencial no seu texto.


Reportar erro