Sistema excretor

O sistema excretor não se restringe a urina. O suor e a respiração também expelem substâncias. Entenda mais sobre esses procedimentos.


O sistema excretor funciona através de um conjunto de órgãos que exercem a função de eliminar substâncias encontradas em excesso no corpo ou as que são nocivas à saúde humana. Sendo assim, esse complexo possui um papel importantíssimo, uma vez que promove um equilíbrio dinâmico entre as células e o meio externo.

É comum, ao começar a estudar sobre esse assunto, algumas pessoas confundirem excreto com fezes. O que é errado, visto que são dois processos diferentes. O sistema excretor é responsável por eliminar excreto, como água, sais minerais e urina, enquanto as fezes são denominadas excrementos e são provenientes dos alimentos ingeridos pelo ser humano.

Mas você deve estar se questionando: Como são produzidas essas substâncias excretadas? Pois bem, as células produzem um processo conhecido como metabolismo, em que matérias sofrem com uma reação química e liberam energia, dessa maneira acabam também resultando em resíduos, que em algumas situações são ruins para o organismo e, por isso, eliminados pelo sistema excretor. Levando em consideração esse procedimento, o excreto pode ser descartado não só pela urina, mas também pelo suor e respiração.

Sistema excretor é responsável por eliminar excreto, como água, sais minerais e uretra

Foto: Reprodução/ internet

Sistema urinário

É uma das principais vias que eliminam as impurezas e substâncias abundantes no corpo humano. É formada por um par de rins, um par de ureteres, a bexiga e a uretra. Neste sistema, as mais importantes funções são: produzir, concentrar e eliminar a urina. Porém, cada órgão é responsável por atividades indispensáveis no organismo, sem elas o funcionamento do corpo não seria o mesmo.

O que os rins fazem?

Essas unidades são encarregadas de produzir a diálise, que nada mais é do que a filtragem sanguínea. Dentro dos rins, são encontradas estruturas chamadas de néfrons, onde o sangue é efetivamente filtrado. Nessa região, o sangue ainda útil é levado novamente para corrente sanguínea e o líquido com as impurezas e substâncias em excessos são encaminhados para os tubos coletores que, por usa vez, os mandam para as pirâmides de malpighi. A conclusão da tarefa dos rins é feita quando as pirâmides encaminham a substância produzida para o bacinete.

Ureteres: O caminho até a bexiga

Os ureteres são duas vias que ligam os rins a bexiga. Eles possuem a função de condutores, pois levam a urina dos bacinetes até a bexiga.

A bexiga como depósito de urina

O órgão chamado de bexiga é um reservatório músculo-membranoso. É localizado em regiões diferentes em homens e mulheres. Nos do sexo masculino, ela é encontrada na parte acendente à cavidade pélvica, já no sexo feminino está na frente do útero.

Tem como função servir como um depósito de urina provenientes dos rins, que chegam através dos ureteres. Se não existisse a bexiga, os animais vertebrados, incluindo nós, os humanos, teríamos que “fazer xixi” em períodos muito curtos. Para isso não ocorrer, esse órgão tem a capacidade de conter de 250 a 350 mililitros.

Uretra, a excreção

Por fim, depois do sangue ter sido filtrado,  reabsorvido e transformado em urina nos rins e após essa substância ter sido encaminhada dos ureteres até a bexiga, chega a hora de ser eliminada pela uretra. Nos homens, esse tubo que se prolonga da bexiga até o exterior, é também responsável pela eliminação dos espermas, por essa razão possui uma diferença de tamanho com relação ao das mulheres, sendo menor nesse último caso.

Glândulas sudoríparas

Outra forma do corpo eliminar as substâncias desnecessárias para o organismo humano é através do suor. Usando como órgão excretor o duto sudoríparo, o suor é produzido pelas glândulas sudoríparas, essas, por sua vez, estão espalhadas por todo o corpo, principalmente nas axilas, palma das mãos e no solado dos pés.

O ser humano é um animal homeotérmico, isto quer dizer que ele mantém a temperatura do corpo constante. Para isso ocorrer da melhor forma, o suor é expelido. Uma substância meio salgada, pois possui cloreto de sódio. Além disso, contém em sua composição água, ureia e ácido úrico.

O modo de transpiração ocorre na superfície da pele, saindo pelos poros.

Sistema respiratório

Além do sistema urinário e das glândulas sudoríparas, muitos estudiosos consideram o sistema respiratório como uma estrutura capaz de expelir excreto.

Como todos sabem, a respiração começa no nariz passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Já a saída de ar se dá de forma inversa. No nosso corpo, entra o oxigênio e no interior se transforma e, por meio da transpiração, é expelido o dióxido de carbono. Sendo assim, o ato de respirar também é conhecido como excretor.


Reportar erro